Publicado em: 17/09/2019 às 12:19
Ação de prevenção à tuberculose acontece sábado no CEU
Testes rápidos de HIV, sífilis e verificação da pressão arterial também serão realizados durante a atividade, coordenada pelo SAE/CTA, da Secretaria de Saúde
Secom
Evento acontece neste sábado (21), no Ceu (Centro de Esportes Unificado) José Olavo Paganotti, das 9h às 16h

A Prefeitura de Araras, por meio do SAE/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras), realiza neste sábado (21), evento de orientação e prevenção da tuberculose, além de testes rápidos de HIV, sífilis e verificação da pressão arterial, no CEU (Centro de Esportes Unificado) José Olavo Paganotti.

A ação, que acontece das 9h às 16h, conta com apoio da Secretaria da Saúde e do Rotary Club e tem como principal objetivo a prevenção à tuberculose, doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões.

“Estamos realizando uma intensificação na busca da doença desde o dia 9 de setembro, período definido pelo Ministério da Saúde. Desde então, todas as unidades de saúde estão orientado e investigando a população acerca da doença e ofertando o exame de baciloscopia de escarro para todas as pessoas que apresentam tosse há três semanas ou mais, que é um dos principais sintomas da tuberculose. As ações de intensificação seguem até o dia 23, em todos os postos de saúde”, ressaltou a coordenadora do SAE/CTA, Gláucia Regina Theodoro.

Mais informações sobre a tuberculose podem ser obtidas pelo telefone 3544-2064.