Publicado em: 13/09/2019 às 15:00
Representantes de Santa Gertrudes vêm conhecer triturador de galhos
Ainda nesta sexta-feira (13), integrantes das prefeituras de Santa Cruz da Conceição e Cordeirópolis estarão na cidade para conhecer o novo sistema
SecomServiço disponibilizado pela Prefeitura de Araras é referência na região

O secretário municipal de Serviços Públicos, Beto Cabrini, recebeu na manhã desta sexta-feira (13) representantes da Prefeitura de Santa Gertrudes, que vieram conhecer o sistema implantado recentemente em Araras, que tritura galhos, gera economia aos cofres públicos e sustentabilidade.

Na visita estavam o secretário de Meio Ambiente da cidade vizinha, Clovis Bitencourt Sobrinho, e o diretor da pasta, Ailton Aparecido Garcia. Eles conheceram de perto a máquina, que é acoplada a um trator e transforma pedaços de árvores em lasca de madeira, que são utilizadas como adubo orgânico em jardins, praças e escolas.

Além de evitar transtornos no trânsito e melhorar a qualidade de vida, o novo sistema traz também economia aos cofres públicos, já que substitui viagens e mão de obra para recolhimento do material colocado nas ruas. A máquina tritura até 3m³ de tronco em oito minutos.

“Fomos procurados por representantes destas três cidades que ficaram encantados com o nosso novo equipamento. É muito bom saber que somos exemplo. Em poucos dias de uso, já sentimos a diferença na economia, sem falar do melhor aproveitamento do aterro sanitário, transformando o resultado do trabalho em adubo orgânico, que beneficia nossas praças e jardins”, comentou Cabrini.

Nesta sexta-feira (13), a equipe irá receber representantes também das Prefeituras de Santa Cruz da Conceição e de Cordeirópolis, que se interessaram pelo sistema.

Como funciona?

Antes, o cidadão deveria descartar galhos de árvores apenas em dias que passava o caminhão de entulho, respeitando o cronograma e a quantidade de material estabelecida pela administração municipal. Com a mudança, o procedimento de trituração de galhos pode ser agendado direto na Secretaria de Serviços Públicos, desde que a poda das árvores tenha autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura - independentemente se elas estiverem no passeio público ou dentro do imóvel.

Para solicitar a autorização da poda da árvore, os ararenses devem entrar em contato pessoalmente no Ganha Tempo, que fica na Rua Francisco Leite, 152, no Centro. Já para agendar a retirada e trituração dos galhos, após o corte ser autorizado, basta ligar na Secretaria de Serviços Públicos no telefone 3542-1386.