Publicado em: 06/08/2019 às 15:49
Campanha Agosto Dourado: passeio de bonde turístico é neste sábado
Ação, que acontece no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, a partir das 10h, é voltada às gestantes e mães que estão amamentando
Programação do Agosto Dourado inclui troca de informações para quebra de tabus

A Campanha Agosto Dourado, realizada pela Prefeitura de Araras, em parceria com a Câmara Municipal, promove neste sábado (10) passeio de bonde turístico voltado às gestantes e mães que estão amamentando. Além disso, as participantes também participarão de café da manhã com sorteio de brindes, a partir das 10h.

A ação aconteceria, inicialmente, na Câmara Municipal de Araras, mas será transferida para o Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita para melhor acomodar os participantes. As atividades são gratuitas.

Já na segunda-feira (12), a Câmara Municipal recebe uma roda de conversa direcionada aos profissionais de saúde, às mamães, alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e de enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres, a partir das 8h30.

A campanha Agosto Dourado tem com principal objetivo empoderar mães e pais e favorecer a prática da amamentação, por meio do compartilhamento de informações e quebra de tabus.

Para isso, durante todo o mês, serão realizadas palestras de promoção ao aleitamento materno, desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal nas salas de espera das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos PSFs (Programa Saúde da Família).

Os alunos da rede municipal e particular de ensino também realizarão atividades lúdicas sobre a importância do aleitamento materno e participarão de concurso de desenho sobre o tema. Além disso, atividades relacionadas à informação de profissionais da saúde, gestantes e mães que estejam amamentando também serão realizadas.

“O símbolo da campanha é um laço na cor dourada, que carrega vários significados: o laço é dourado porque o leite é o alimento padrão ouro para nutrição infantil, o lado direito simboliza a mãe e o esquerdo, o bebê e eles são simétricos por serem essenciais à amamentação. Já o nó no meio o laço simboliza o pai, a família e a sociedade, ou seja, todas as pessoas que oferecem suporte à mãe. As pontas do laço simbolizam o futuro, com o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais”, explicou a odontopediatra da rede municipal de saúde, Renata Stefani Valio.

De acordo com ela, o principal objetivo da campanha é oferecer à população informações a respeito de como cada um desses fatores de apoio são importantes tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. “Queremos falar sobre como o aleitamento materno é importante tanto para a recuperação da mãe quanto para o desenvolvimento do bebê, visto que o leite materno é o alimento mais completo que existe, conscientizando a sociedade e quebrando tabus que ainda impedem algumas mulheres de viverem esse momento tão maravilhoso”, ressaltou Renata.

Confira a programação do Agosto Dourado:

Durante todo o mês:

- Palestras de promoção ao aleitamento materno desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal nas salas de espera das unidades de UBS e PSF.

- Atividades lúdicas sobre a importância do aleitamento materno para os alunos das escolas participantes do concurso de desenhos da campanha.

- Exposição da fotógrafa Gabriela Galembeck na Câmara Municipal de Araras.

10/08, às 10h – Passeio de bonde turístico, café da manhã com sorteio de brindes e amamentação. Evento aberto a gestantes e mães que estejam amamentando

Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

12/08, às 8h30 – Mesa redonda direcionada aos profissionais de saúde, às mamães, alunos dos cursos de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic e enfermagem da Fundação Hermínio Ometto e Etec Professor Alberto Feres.

Local: Câmara Municipal de Araras

29/08, às 13h30 - Apresentação da experiência de implantação do Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Taboão da Serra/SP. Evento aberto aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araras, Santa Casa, Hospital Unimed, Hospital Pró Saúde, alunos dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem da Faculdade São Leopoldo Mandic, da Fundação Hermínio Ometto e da Etec Professor Alberto Feres.

Local: Câmara Municipal de Araras

30/08 às 19h30 - Encerramento com premiação do concurso de desenhos das escolas participantes da campanha.