Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 06/06/2019 às 17:48
Sessão pública vai escolher empresa que fará Planos de Segurança das Barragens
Sessão acontece nesta sexta-feira (7), às 8h30, na sede do Saema
SecomRepresa Hermínio Ometto, na região oeste

A sessão pública para a escolha da empresa que realizará a elaboração da consolidação das informações referentes aos barramentos do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), complementação de projeto e elaboração dos planos de Segurança de Barragens e Ação de Emergência, ocorre nesta sexta-feira, dia 7, às 8h30.

A sessão será no auditório do Saema, localizado na Avenida Ciro Lagazzi, 155 – Jardim Cândida). A autarquia orienta que os interessados cheguem 15 minutos antes para credenciamento.

O edital foi lançado dia 13 de maio e o valor estimado da licitação é de R$ 315.189,20.

Objeto

Dividido em duas etapas, o escopo do serviço compreende na primeira fase:  diagnóstico atual e parecer técnico (inspeção visual, levantamento de dados primários, levantamento de dados secundários e consultas), elaboração dos estudos hidráulicos e hidrológicos (determinação das vazões máximas de cheia, estudos hidráulicos e apoio a outorga), elaboração de estudos geológicos e geotécnicos de estabilidade (estudos geológicos e geotécnicos de estabilidade), elaboração dos desenhos de “como construído” e parecer técnico (elaboração dos desenhos “como construído” da Barragem Hermínio Ometto, elaboração dos desenhos complementares para os barramentos João Ometto, Tambury e Usina Santa Lúcia, parecer técnico e cadastro da barragem no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Já segunda etapa, consiste na elaboração do Plano de Segurança da Barragem (PSB) e Plano de Ação de Emergência (PAE), e deve conter no volume I, informações gerais; no II, planos e procedimentos; no III, Plano de Ação de Emergência, incluindo estudos de rompimento de barragens e determinação das manchas de inundações. Já o volume IV deve conter revisão periódica e resumo executivo.

O prazo para execução dos serviços é de quatro meses, contados a partir da expedição da ordem de serviço pelo Saema.

Segundo o presidente do Saema, Ari Osvaldo Fischer Filho, a ação é de suma importância tendo em vista que cria plano de segurança de barragens e plano de ação emergencial. “Precisamos estar seguros, preparados para uma eventual ocorrência e também tranquilizar a população”, explica.

 

Comunicação/Saema