Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/06/2019 às 11:51
Ciência em Show leva experiências divertidas para a 3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções
Grupo desmistificou conceitos científicos para o público de forma lúdica e descomplicada; Feira ainda acontece nesta quarta (5) e quinta-feira (6)
Secom

Apresentação aconteceu na noite da última terça-feira (4), no Parque Ecológico

 

Araras viveu uma noite especial na última terça-feira (4). Os cientistas do grupo Ciência em Shows estiveram na 3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções, organizada pela Prefeitura, e encantaram o público com experiências.

Todas as ações são fundamentadas em sólidos referenciais teóricos e trazem uma visão moderna do ensino, aproveitando espaços diversos para facilitar a aprendizagem. Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a educadora e especialista em tecnologia Ana Ralston conduziram a apresentação.

Uma verdadeira fábrica de ideias foi criada no Parque Ecológico para despertar a curiosidade tanto das crianças quanto dos adultos com experiências de arrepiar os cabelos, literalmente, ao fazer os participantes colocarem as mãos sob uma esfera eletrizada.

Teve também experiências com bexigas. Elas foram colocadas em uma caixa térmica onde foi adicionado nitrogênio líquido, que tem temperatura muito baixa - mais precisamente 196 graus negativos. Por causa da baixa temperatura do nitrogênio, o volume do ar diminui e a bexiga aparenta estar murcha. O público foi ao delírio.

“O show na nossa Feira veio para mostrar que é possível, sim, aprender ciências de maneira divertida e relevante, além, é claro, de contribuir com novos caminhos para o que é ensinado dia a dia na escola”, comentou o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

 

3ª Feira de Ciências

A 3ª edição da Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções é realizada no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rugger Ometto e segue até o dia 6 de junho, das 8h às 17h. Nesta quarta-feira (5), a Feira também será noturna para acompanhar a programação especial do Dia Mundial do Meio Ambiente e também a Feira do Agricultor.

Em 2019, 36 unidades de ensino estão com trabalhos expostos sobre meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável, mistérios do sistema solar, educação ambiental, entre outros assuntos. Neste ano, haverá também estandes de duas paróquias da cidade, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura.

Entre as atrações, há também o projeto “Cápsulas do Saber” – ação que fará, por meio de experiências sensoriais, com o que os estudantes sintam na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.

Com base nos anos anteriores, a Educação espera que, por dia, passem pelo local de 700 a 1.200 alunos.

 

Secom
 
Secom
 
Secom

Secom/Prefeitura de Araras