Publicado em: 24/05/2019 às 14:03
3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções vai contar com projeto ‘Domo Ciência’
Projeto vai proporcionar observação de fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real, tudo pelo sistema digital de imersão virtual
SecomProjeto promoverá imersão do aluno no conteúdo aumentando a compreensão das diversas disciplinas como Ciências, Biologia, Astronomia, Meio Ambiente e Geologia

O Projeto ‘Domo Ciência’ – um cinema 3D itinerante em 180 graus, em formato de uma cápsula – também será uma das atrações da 3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções, organizada pela Prefeitura. A Feira acontecerá no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto nos dias 30 e 31 de maio, 3, 4, 5, e 6 de junho, e tem entrada franca.

Idealizados e desenvolvidos pela Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), situada em Brotas (SP), os filmes exibidos pelo Domo Ciência possuem conteúdo educacional, diversificado em todas as áreas do conhecimento e conformidade com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

O ‘Domo Ciência’ realizará apresentações interativas, lúdicas e promoverá a imersão do aluno no conteúdo, aumentando a compreensão das diversas disciplinas estudadas em sala de aula, tais como Ciências, Biologia, Astronomia, Meio Ambiente, Geologia, de modo a atender praticamente toda a grade de alunos do ensino fundamental ao médio.

Além disso, o projeto desperta e estimula o interesse e o prazer pelo conhecimento científico. O Projeto vai proporcionar a observação de fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real, tudo pelo sistema digital de imersão virtual.

3ª edição da Feira

Na 3ª edição da Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções, organizada pela Prefeitura de Araras, 36 unidades de ensino vão desenvolver trabalhos sobre meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável, mistérios do sistema solar, educação ambiental, entre outros assuntos. Neste ano, haverá também estandes de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, e da Saúde.

Entre as atrações, há também o projeto “Cápsulas do Saber” – ação que fará, por meio de experiências sensoriais, com o que os estudantes sintam na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente. No dia 4, o público confere apresentação especial do grupo Ciência em Show, às 20h.

Com base nos anos anteriores, a Educação espera que, por dia, passem pelo local de 700 a 1.200 alunos.

Programação ‘Domo da Ciência’

HORÁRIOS DAS SESSÕES