Publicado em: 21/05/2019 às 13:47
Postos de saúde disponibilizam unidades de hidratação para pacientes com dengue
Todas as unidades de saúde estão equipadas para realizar hidratação endovenosa; atendimentos são realizados das 7h às 16h

Secom

Pacientes que necessitam de hidratação endovenosa devem procurar o posto de saúde do bairro em que residem

As unidades de saúde intensificaram ações para atendimentos aos pacientes com dengue, após a Secretaria Municipal de Saúde confirmar situação de emergência em Araras na última quarta-feira (15), quando Araras atingiu 199 casos autóctones da doença.

Os postos disponibilizam unidades de hidratação para atender os pacientes de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. “As unidades estão equipadas para receber pacientes que necessitam de hidratação endovenosa. Quem apresentar sintomas de dengue também deve procurar, primeiramente, a unidade de saúde mais próxima de sua residência para evitarmos lotações desnecessárias nas unidades de Pronto-Atendimento, como a Santa Casa e a Upa/Hospital Elisa Sbrissa Franchozza”, ressaltou a coordenadora de endemias e zoonoses da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (21) pelo setor, há 273 casos confirmados de dengue na cidade – são 254 autóctones (contraídos no município) e 19 importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 108 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 160 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. No caso de Araras, a situação de emergência é decretada quando a cidade atinge 199 casos autóctones – o cálculo depende do número de habitantes do município.

Além do atendimento aos pacientes, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, também estão sendo intensificadas em toda cidade, com visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.

Notificação

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso. Dessa forma, nossas equipes realizam o bloqueio casa-a-casa e a nebulização da área para evitar novos casos”, comentou Luciana.

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA funcionam 24 horas para situações emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia dos sintomas.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta (entre 39º a 40º C) com início súbito

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar