Publicado em: 14/05/2019 às 16:04
Maio Amarelo: Prefeitura realiza ações para evitar o atropelamento de animais
Campanha inclui atividades educativas e feira extra de doação de cães e gatos

Maio Amarelo: cuidar dos animais também é responsabilidade dos motoristas

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça durante o mês de maio atividades de conscientização junto aos motoristas com o objetivo de evitar o atropelamento de animais. A mobilização faz parte da Campanha Maio Amarelo e inclui várias ações educativas, além da colocação de faixas em lugares estratégicos da cidade.

Haverá ainda uma feirinha extra para adoção de cães e gatos, que acontece no dia 25 de maio, em local a ser definido, com animais resgatados e atendidos pela equipe do Canil Municipal.

“O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os altos índices de atropelamentos e mortes de animais no trânsito, fazendo com que os motoristas se conscientizem e tenham mais cuidado na hora de dirigir”, ressaltou Marcela Gambarotto Teixeira, diretora de divisão de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica.

É importante ressaltar que, em caso de atropelamento de animais, a omissão de socorro pode ser considerada crime ambiental, de acordo com artigo 3° do Decreto 4.645 de 10 de Junho de 1934. A lei considera maus tratos “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover inclusive assistência veterinária”.

Por esse motivo, a Prefeitura de Araras também intensifica as ações de fiscalização de maus tratos de animais por meio do telefone 156.  “Todas as vezes que recebemos denúncias fazemos uma triagem inicial e encaminhamos os casos para fiscais, que verificam a ocorrência juntamente com um veterinário do Canil Municipal. O combate ao abandono e maus-tratos de animais exige consciência e fiscalização. É com essa ideia que estamos trabalhando ao oferecer informação, fiscalizar e cobrar a punição de quem possa, por qualquer motivo, maltratar animais.”, finalizou Marcela.

Além disso, as denúncias também podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Municipal).