Publicado em: 10/05/2019 às 15:34
Mais de 800 pneus usados são descartados por mês em Araras
População deve levar materiais ao Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos; Araras participa de campanha estadual Livre-se Daqueles Pneuzinhos, que reforça a importância do descarte correto do material

Secom

Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos é o único ponto para descarte correto de pneus em Araras

Possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikugunya, zika vírus e febre amarela, os pneus devem ser descartados de maneira correta para não se tornarem um perigo para a saúde e também para o meio ambiente.

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, participa da campanha estadual Livre-se Daqueles Pneuzinhos – mobilização que segue até o dia 17 para reforçar a importância da destinação adequada desses materiais.

“Pneus descartados de forma incorreta podem trazer muitos problemas ambientais e também de saúde. Estamos engajados nesta campanha para conscientizar as pessoas e reforçar que precisamos da participação de todos para a preservação do meio ambiente”, reforça o secretário Carlos Cerri Junior.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria da Saúde vão fazer uma mobilização junto às borracharias de Araras para orientar os funcionários e proprietários sobre o descarte correto e coleta o material. A ação deve acontecer nos próximos dias.

A população de Araras deve levar os pneus usados ao Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal), que recebe os objetos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Não há cobrança de taxa pelo serviço.

“O único ponto de descarte em Araras é o Complexo, não importa a quantidade. Mas nós só aceitamos pneus de moradores de Araras”, explicou o diretor do local, Valdemir Antonio Lopes.

Ele conta que, por mês, a média é de aproximadamente 800 pneus recebidos no Complexo. “Precisamos que a população se conscientize que esse material deve ser trazido para o Complexo para receber a destinação correta. Nas nossas rondas de rotina, encontramos de 25 a 30 pneus jogados pelas ruas”, observou o diretor.

Lopes reforça que os pneus são armazenados em um galpão coberto do Complexo até serem recolhidos pela empresa Policarpo, de Campinas. “Quando temos uma quantidade considerável de pneus, marcamos com a empresa para o recolhimento. Eles costumam vir a cada 60 dias para fazer o recolhimento”, completou.

A Prefeitura informa que se algum indivíduo for pego descartando pneus em vias ou locais públicos será multado em R$ 265, conforme o Código de Postura do Município, instituído na Lei nº 1.768, de 7 de agosto de 1987. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9950.

Campanha Estadual

Na última segunda-feira (6), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, iniciou a campanha “Livre-se daquele pneuzinho” de combate à dengue. A iniciativa segue até o dia 17 de maio e conta com a parceria das Prefeituras. Em Araras, ela acontece por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

SecomCampanha estadual acontece em Araras por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura