Publicado em: 08/05/2019 às 16:36
Vacinação contra gripe: tenda segue até sexta-feira na Praça Barão
Vacina contra a gripe, distribuída na rede municipal de saúde, protege contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B

Secom

Campanha segue até o dia 31 de maio nas seis salas de vacinação da rede municipal, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

A tenda de vacinação contra a gripe, instalada na Praça Barão de Araras, segue até esta sexta-feira (10) imunizando exclusivamente idosos. O atendimento é das 8h às 15h30 e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 5.104 vacinas foram aplicadas desde que o trabalho teve início no local, há 12 dias.

A partir da semana que vem, pessoas acima de 60 anos que ainda não se vacinaram devem procurar uma das seis salas de vacinação da rede municipal para tomar a dose, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

A campanha continua até o dia 31 para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que envolve, além de idosos, crianças entre seis meses e menos de seis anos de idade, professores, militares, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérperas) e pessoas com doenças crônicas.

Levantamento da Secretaria de Saúde apontou que, até agora, Araras vacinou 59,18% da meta estabelecida para este ano. Ao todo, 35.773 pessoas fazem parte dos grupos que devem ser imunizados na cidade. Receberam a imunização 96,8% das crianças que integram o público-alvo da campanha, 48,62% dos trabalhadores da saúde, 50,70% das gestantes, 59,30% dos idosos, 64,17% das mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérperas) e 41% dos professores.

“As pessoas precisam ficar atentas à importância de tomar a vacina. A gripe pode trazer complicações à saúde e levar o paciente a óbito, principalmente entre os grupos prioritários que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, reforçou a diretora de atenção básica da Saúde, Margareth Pagotti.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, Araras tem 4 casos de gripe confirmados,  um de H1N1 e os outros três pelo Influenza B.

A campanha que termina no fim deste mês acontece nas seis salas de vacinação da rede municipal. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

Casos de Gripe no Brasil

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza foram registrados em todo país, até 20 de abril, com 81 óbitos. Até o momento, o suptipo predominante no Brasil é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 213 casos e 55 óbitos.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 10 de abril em todo país. Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.