Publicado em: 23/04/2019 às 17:06
Secretaria de Meio Ambiente participa de projeto que visa a recuperação de nascentes
A ação, que é uma parceria com a UFSCar e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, realizou o plantio de mudas nativas
Secom
A ação tem como principal objetivo recuperar áreas de nascentes através do plantio e da proteção de mudas de árvores nativas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras, e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), realizou plantio de mudas nativas em áreas do Assentamento Araras III.

O projeto, idealizado pela Profª Dra. Renata Sebastiani, tem como principal objetivo recuperar áreas de nascentes através do plantio e da proteção de mudas de árvores nativas, sendo fonte de pesquisa e estudos experimentais, além de também promover melhorias ambientais e sociais para os pequenos agricultores.

“A ideia teve início em 2018, quando foram feitas reuniões entre a Associação dos Agricultores Familiares dos Assentamentos Rurais de Araras ‘Terra Boa’, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e da Fundação Itesp, orientando e conscientizando pequenos agricultores sobre a importância da preservação das áreas de nascentes para conservação e manutenção da água, utilizada para abastecimento e irrigação. Na época, também foram definidos os locais mais críticos, caracterizados por áreas degradadas, que devem passar por recuperação. Por meio da parceria, a Secretaria cedeu um trator e equipamentos à associação dos agricultores para o preparo do solo", declarou o engenheiro agrônomo Cassio Henrique Pereira Nogueira.

No início deste ano, um total de 100 mudas foram transplantadas no lote do produtor Clailton Aparecido Krepschi. Conforme relato do agricultor, a área em questão faz parte de toda uma área de nascente, onde até minava água do solo e nos últimos anos, com a falta de conservação, foi tornando-se degradada, com cada vez menos quantidade de água disponível. Segundo Jefferson Rodrigo Cantelli, analista de Desenvolvimento Agrário da Fundação Itesp, a área distribuída em vários lotes está localizada dentro da Reserva Legal do Assentamento Araras III e é um afluente do córrego Ribeirão das Pedras, tributário do Rio Araras.

Esse plantio foi realizado com a ideia de se fazer um sistema agroflorestal, com mudas de nativas pioneiras e não pioneiras adquiridas na Associação para Educação do Homem do Amanhã (AEHDA), consorciadas com mudas de bananas, e será objeto de estudo e trabalho de conclusão de curso do aluno de Agroecologia da UFSCar, Marcos Paulo da Silva.

O segundo plantio foi realizado nos dias 12 e 18 de abril no lote do agricultor João Carlos Ferreira, sendo fonte de outro trabalho de conclusão, da aluna Joyce Bovo, estudante do curso de Ciências Biológicas da UFSCar, que objetiva estudar a técnica de nucleação para o plantio de nativas utilizando espécies pioneiras e não pioneiras. Foram transplantadas 80 mudas, fornecidas pelo Grupo Guaçu, em uma área de pastagem também dentro da Reserva Legal do assentamento.

Para instalação dos plantios nas áreas, contaram também com o suporte técnico do chefe da Casa do Agricultor Renan Prado Ferreira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura; da engenheira agrônoma Viviane Schons de Ávila, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), e do técnico Patrick Andrew Davies da Fundação Itesp, além de alunos da UFSCar.

“A perspectiva agora é acompanhar o desenvolvimento das mudas, levantar os locais para os próximos plantios e dar sequência ao projeto de recuperação de nascentes, para que posteriormente, os pequenos agricultores possam colher os benefícios ambientais e sociais”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior.

Secom
Os plantios também serão fonte de trabalhos de conclusão de curso de alunos da UFSCar

Secom As atividades são consequência de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Universidade Federal de São Carlos e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo