Publicado em: 22/04/2019 às 17:11
Solenidade marca 85 anos de história da Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra
De ginásio do Estado a Escola Estadual, instituição comemorou seu aniversário em solenidade que reuniu autoridades, alunos e convidados

Secom

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) na sede da Unidade, que fica na rua Armando Salles de Oliveira, 311, no Centro

A Escola Estadual Doutor Cesário Coimbra celebrou 85 anos de história na cidade de Araras em evento realizado na sede da unidade, na manhã desta segunda-feira (22).

A cerimônia, coordenada pela atual diretora da escola, Danielle Conte Delbem, contou com a presença do prefeito Junior Franco, do vice-prefeito e secretário municipal do Governo, Carleto Denardi, dos vereadores Eduardo Elias Dias, Anete Monteiro Casagrande e Regina Noêmia Geromel Corrochel, da ex-diretora da escola, Maria de Lurdes Buragas, do representante da Unar, Rogério Ulson, do reitor da Fundação Hermínio Ometto, Professor Doutor José Antônio Mendes, além de alunos e convidados.

Abrilhantaram a solenidade o Coral da Alara (Associação Laço Rosa de Araras) e também o Coral da Escola Cesário Coimbra, ambas coordenadas pela professora Maria Cecília Baptista Pereira (Ciça), voluntária da escola. A fanfarra da escola também se apresentou aos convidados.

“Comemorar 85 anos de uma escola é sempre uma felicidade. Como representante do Poder Executivo compreendo que a educação é uma das ferramentas mais importantes para melhorar a cidade e, principalmente, dar perspectivas para as crianças”, declarou o prefeito Junior Franco.

A vinda do então Ginásio do Estado, que mais tarde se transformaria no que hoje é a Escola Estadual Doutor Cesário Coimbra, aconteceu no início da década de 1920, quando os vereadores Francisco Graziano e Cesário Coimbra solicitaram apoio do governo para implementação de uma escola de segundo grau na cidade. Dessa forma, em 26 de fevereiro de 1934, o decreto n° 6.313 garantiu seu funcionamento no prédio da Sociedade Operária e Humanitária Italiana, onde hoje se localiza o Paço Municipal.  Alguns anos depois, em 1948, a escola veio a receber o nome de um de seus idealizadores, Cesário Coimbra, que havia falecido naquele ano.

Em 1951, a Câmara aprovou a lei de doação de terreno do Estado, onde se localiza a escola atualmente.

“Fui aluna na festa de 50 anos da escola. Para mim e para todos os ararenses que estudaram ou deram aula neste local é sempre um grande prazer comemorar a tradição e a modernidade”, declarou a diretora da instituição, Danielle Conte Delbem.

O presidente do Grêmio Estudantil da instituição e vereador jovem, Fabrício Santos de Carvalho considera a oportunidade de prestigiar a data um momento de aprendizado. “Aqui tenho direito de ser um cidadão, realmente fazendo parte da sociedade”, finalizou.

Atualmente, a escola que conta com 82 funcionários, entre efetivos e terceirizados, atende 850 alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio.

Secom
Uma placa comemorativa foi instalada durante o evento que contou com a presença de autoridades da cidade

Secom

Coordenados pela professora Maria Cecília Baptista Pereira (Ciça), o coral da escola abrilhantou ainda mais o evento com interpretação do hino de Araras e do Ginásio