Publicado em: 22/04/2019 às 16:06
Prefeitura começa 2ª Sipat direcionada aos servidores
Por meio da CIPA e do SESMT, iniciativa segue até a sexta-feira (26), na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”
Secom/PMA

1ª dia do Sipat contou com a palestra “Segurança do Trabalho”, ministrada pela engenheira de Segurança do Trabalho do SESMT de Araras, Julia Pizani

A Prefeitura de Araras, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), deu início nesta segunda-feira (22) a 2ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) – biênio 2018/2019.

Direcionada a todos os setores da administração municipal, a iniciativa segue até a sexta-feira (26), na Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho”, sempre em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h às 16h. “Essa semana serve para conscientizar o servidor municipal da importância da Segurança do Trabalho implantada na Prefeitura. Nestes dias, haverá palestras informativas sobre o tema, voltadas principalmente para os funcionários. A CIPA é a voz do servidor, é por eles que nós buscamos o melhor sempre. Atualmente, a nossa CIPA conta com oito integrantes, quatros eleitos pelos próprios servidores e quatro indicados pelo poder executivo”, comentou a 1ª secretária da CIPA de Araras, Karina Pedro Curtolo.

Para o vice-prefeito e secretário do Governo e das Relações Institucionais, Carleto Denardi, ações como a da Sipat, são “bem-vindas”. “Esse esforço é muito interessante, no sentido do cuidado com funcionários da Prefeitura. Toda organização com o objetivo de prevenção de acidentes no trabalho é bem-vinda para todo mundo, tanto para os servidores, como para o empregador, neste caso a Prefeitura”, disse Carleto.

Atividades – 2ª Sipat de Araras

No primeiro dia da Sipat, aconteceu a abertura oficial, o credenciamento dos servidores participantes e duas palestras com os temas: “Segurança do Trabalho”, com Julia Pizani; e, “Direitos e deveres trabalhistas dos servidores públicos”, com Dr. Rogério Santa Rosa.

Nos próximos dias, o cronograma da Semana será o seguinte: terça-feira (23) – palestra: “Segurança na condução do seu veículo”, com Paulo Bueno; quarta-feira (24) – palestra: “Os malefícios das drogas recreativas no trabalho e na vida cotidiana”,com cabo da PM Marcelo Stefani; quinta-feira (25) – palestras: “As Doenças Sexualmente Transmissíveis”, com o enfermeiro Felipe Biazon Rocha; e, “Primeiros socorros no ambiente de trabalho”, com a enfermeira do SAMU, Marili Clélia Souza; e fechando a 2ª Sipat, sexta-feira (26) – palestras: “Saúde Mental do Trabalhador”, com as psicólogas Carla Camilo, Raquel Campos Moura e Sílvia Oliveira Mattos (8h e às 13h); e, “Autorresponsabilidade”, com hipnoterapeuta Rogério Degaspari (10h e às 14h).

A Casa da Memória está situada à Praça Barão de Araras, 30 - Solar Benedita Nogueira, no Centro de Araras. Outras informações sobre a Sipat podem ser obtidas pelo telefone (19) 3547 – 3074.

2ª Sipat – palestras

Dia 23 – Terça-feira

Palestra “Segurança na condução do seu veículo”, com Paulo Bueno

Dia 24 – Quarta-feira