Publicado em: 11/04/2019 às 14:09
Parque Tiradentes terá arrastão contra a dengue neste sábado, dia 13
Com dois casos positivos e 11 aguardando confirmação, bairro da região Leste receberá os agentes de endemias das 8h às 12h

Secom/PMA

Comitê de Combate de Combate ao Aedes aegypti conta com servidores de sete secretarias municipais, além do Saema

Na 2ª reunião de 2019 do Comitê de Combate ao Aedes aegypti, realizada na manhã desta quinta-feira (11) na Secretaria Municipal de Saúde, definiu-se que o bairro Parque Tiradentes, localizado na região Leste, terá neste sábado (13) um arrastão contra a dengue, das 8h às 12h. Na ocasião, os agentes irão visitar as residências do bairro procurando e eliminando criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

“Atualmente, o Parque Tiradentes conta com dois casos positivos e 11 aguardando confirmação. Visando a prevenção do local, nós vamos realizar esta ação. Em todo o nosso município, até o fechamento do último balanço, 53 casos de dengue foram confirmados, sendo 45 autóctones e oito importados; 80 aguardando confirmação e 73 negativos”, explicou a coordenadora de endemias e zoonoses, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Dos 53 casos positivos, 10 - região Central (Bosque dos Ypês e Centro); 5 -Leste I (José Ometto 2, 3 e 4, e Jardim Itamaraty); 14 - Leste II (Distrito Industrial IV, Portal do Sol, Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro e Jardim Morumbi); 3 - Nordeste (Jardim Fátima e Jardim das Flores); 11 - Norte (Residencial Milton Severino, Pedras Preciosa, Alto da Colina e Parque das Árvores), 1 - Oeste (Jardim Cândida); 2 - região Rural (Morro Grande); 2 - Sudeste (Jardim Dom Bosco e Olivia Park); 3 – Sudoeste (Bom Jesus, Jardim Abolição e Jardim Belvedere); e 2 – Sul (Jardim Bela Vista e Narciso Gomes).

“Araras não se encontra em uma situação de emergência, ou epidemia, popularmente falando; isso acontece quando a localidade chega aos 199 casos autóctones, ou seja, adquiridos dentro de seus limites”, acrescentou Luciana.

Araras está no GVE XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica), que pertence a DRS (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba, junto com mais 25 municípios: Analândia, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Conchal, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Águas de São Pedro, Corumbataí, Elias Fausto, Mombuca, Saltinho e São Pedro.

A importância do Comitê de Combate ao Aedes

Criado em 2016, por meio da Portaria Municipal 11.560, de 17 de fevereiro de 2016, o Comitê de Combate ao Aedes aegypti além de contar com servidores da Secretaria Municipal da Saúde, tem o apoio de integrantes da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional), da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança, Serviços Públicos, Secretaria de Obras e do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras).

“A intenção do Comitê é discutir ações de combate à dengue, englobando secretarias da Prefeitura. Cada uma atua em sua área para contribuir em prol do assunto. As atas das nossas reuniões, os assuntos abordados nelas, entre outros temas, são supervisionados; sem a formação do Comitê, verbas estaduais, específicas para o desenvolvimento do trabalho de controle da dengue não chegam para o nosso município. Os nossos encontros são realizados a cada dos meses. A nossa primeira reunião deste ano aconteceu no dia 17 de fevereiro”, finalizou a coordenadora de endemias.

A próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 13 de junho, também na Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522.

Secom/PMAConforme o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Araras apresenta 53 casos de dengue