Publicado em: 12/03/2019 às 11:07
Festa de aniversário de Araras é oficialmente lançada
Realizada pela Prefeitura, e com coordenação das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento, iniciativa municipal acontece de 22 a 24 de março
Secom

Festa de Aniversário de Araras acontece de 22 a 24 de março, na Praça Barão

Com direito a logotipo oficial, foi lançada nesta semana a Festa de Aniversário de Araras. A iniciativa irá comemorar os 148 anos de emancipação politico-administrativa da cidade. Organizada pela Prefeitura, e coordenada pelas Secretarias Municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico, a festa acontece de 22 a 24 deste mês, na Praça Barão.

Mantendo o formato de sucesso das festividades realizadas no 2º semestre, Arraial na Praça e Festival do Café & Chocolate, a Festa de Aniversário de Araras terá um palco principal instalado no Largo da Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, onde irão se apresentar os cantores Raffa, no dia 22 (sexta); J.Peron, com o cover de Raul Seixas (dia 23, sábado) e, para comemorar o aniversário, o show especial com a dupla Guilherme e Santiago dia 24, domingo. Os shows têm previsão de início às 21h.

Além do palco principal, será montado o palco 2 ao lado do Obelisco, com apresentação de artistas locais. Porém, a iniciativa cultural terá um diferencial dos festivais tradicionais: a presença da iniciativa privada, participação dos comerciantes locais, que irão vender seus produtos na festa.

“Se compararmos com organização e atrações musicais, essa festa não se difere muito ao Arraial na Praça e ao Café & Chocolate, realizados em junho e julho. No entanto, desta vez, contará com a presença da iniciativa privada, responsável pela gastronomia e alimentação, se tornando a principal diferença. Em junho e julho, essa opção gastronômica é realizada pelas entidades filantrópicas”, explicou o secretário de Cultura, Marcelo Franchozza.

Chamamento público / reunião com comerciantes locais

Por meio de um chamamento público, divulgado pela Prefeitura, aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Centro Cultura Leny de Oliveira Zurita, uma reunião com comerciantes locais, onde foram apresentadas as diretrizes da organização da festa aos empresários.

De acordo com o planejamento apresentado aos empresários, a Praça Barão foi toda mapeada por funcionários da Prefeitura e foram definidos os espaços para colocação de barracas para venda de produtos. Cada barraca terá um preço público, e o valor arrecadado pela Prefeitura será destinado ao Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras.

"Essa festa de aniversário da cidade, no mês de março, traz a inovação da participação do pessoal do setor privado, que estão na luta diariamente, pagam impostos, entre outras questões. Por esse motivo nós realizamos esse chamamento, para incentivá-los a participar da festa, ocuparem os espaços, dar mais visibilidade aos seus produtos e suas marcas. A Secretaria de Desenvolvimento sempre esteve presente às festas, por meio do setor de Turismo, mas devido ao advento do setor privado na festa, é a primeira vez que a Secretaria participa de fato”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Felipe Castro.

Outros eventos que integram os 148 anos de Araras

Além da “Festa Aniversário Araras – 148 anos”, realizada na Praça Barão, outros eventos irão integrar as comemorações do aniversário do município:

- 16 de março (sábado): Abertura do SAAP (Salão Ararense de Artes Plásticas) Antonio Rodini - Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, a partir das 19h;

- 22 de março (sexta): Ato cívico em comemoração aos 148 anos de emancipação politico-administrativa – Praça Barão de Araras, a partir das 8h30;

- 24 de março (domingo): Corrida 24 de Março – Largada em frente ao Ginásio Municipal Nelson Rüegger – a partir das 7h30.

Outras informações sobre a “Festa Aniversário Araras – 148 anos” podem obtidas pelos telefones (19) 3541-5763 ou 3542-5807.

Festa de Aniversário de Araras – 148 anos (atrações)

Palco 1 – Ao lado da Basílica de Nossa Senhora de Patrocínio

22 de março (sexta) – Raffa – cantor ararense