Publicado em: 11/03/2019 às 14:27
Departamento de Tecnologia da Prefeitura entrega primeiro Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Documento norteia de forma planejada e sustentável melhoria nas estruturas tecnológicas do Executivo Municipal
SecomDocumento contém todo o planejamento de ações e investimentos a serem executados entre 2019 e 2020 nas estruturas tecnológicas do executivo municipal

Na tarde da última sexta-feira (8) o prefeito Junior Franco recebeu do secretário municipal da Administração, Bruno Roza e do diretor do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), David Eloan, o primeiro (PDTI)  Plano Diretor de Tecnologia da Informação.

O documento contém todo o planejamento de ações e investimentos a serem executados entre 2019 e 2020 nas estruturas tecnológicas do executivo municipal. O PDTI fornecerá a ferramenta para medir, controlar e expandir as prioridades, criando metas, que devem ser atingidas com o envolvimento das áreas da PMA, junto com DTI, nas tomadas de decisões.

O programa está levando em consideração as ações que envolvem o planejamento para a execução das políticas adotadas para contratação de soluções de TI, segurança da informação, como também a capacitação dos recursos humanos e melhoria sobre a gestão de TI.

“Durante o biênio de 2017 e 2018, o nosso departamento efetuou diversos trabalhos de padronização, analise e identificação de vários cenários existentes dentro da Prefeitura Municipal de Araras, visando melhorias no processo de contratações e aquisições de equipamentos e serviços. Durante esse processo de análise, estamos atuando no sentido de elevar a maturidade da área de TI junto a Administração, conduzindo análises para criação de plano de ação, inventário de necessidades, plano de metas, plano de gestão de pessoas, fatores de risco para o sucesso e recomendações, dados esses levantados junto aos utilizadores e ferramentas de gestão”, comentou o diretor do DTI, David Eloan.

Plano de metas

No plano de metas existem 22 itens, que serão realizados pela equipe. Sendo alguns: implantar rede própria de fibra ótica, implantar sistema unificado de login, implantar e disponibilizar acesso à Intranet para todos na Prefeitura, investir na melhoria da infraestrutura de TI, entre outras.

Plano de ações

No plano de ações do DTI constam 33 itens. Alguns deles são: efetuar licitação de rede própria de fibra ótica, efetuar registro de preço para futuras localidades atendidas por fibra ótica, desenvolver rotina interna para acesso a Intranet e responsáveis por produzir conteúdo, além de outros.

Plano de Gestão de Pessoas

Visando atender a todas as metas e ações relacionadas neste PDTI, a distribuição adequada e formação dos servidores também serão mantidas em mais alto nível. Sendo assim, a capacitação e atualizações bem como manter o quadro de profissionais completo se faz jus para desenvolvimento das atividades planejadas.