Publicado em: 11/12/2018 às 10:43
Defesa Civil de Araras participa de Seminário Internacional e de Oficina para Preparação de Chuvas de Verão
Nas duas participações que aconteceram em 2018, a Defesa Civil de Araras recebeu certificado de participação

As equipes de Defesa Civil de Araras, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública participaram, este mês de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes – Salão dos Pratos – em São Paulo Capital, de um seminário internacional de Logística Humanitária.

No encontro, participaram o capitão da PM Zacarias Gonçalves, diretor de divisão de Prevenção da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o professor Hugo Yoshizaki, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e o professor Jose Holguin-Veras,diretor do Centro de Infraestrutura, Transporte e Meio Ambiente e do Centro de Excelência em Sistemas de Transporte Urbano Sustentável da Volvo Research and Educational Foundations, no Rensselaer Polytechnic Institute New York.

As equipes participaram, também, de uma Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão. Isso ocorreu em novembro passado, no auditório da Câmara Municipal de Piracicaba/SP.

O objetivo do encontro era especializar e capacitar os agentes de Defesa Civil das cidades da região de Campinas nas situações de enchentes, alagamentos, diretrizes legais, monitoramento do clima, princípios de climatologia e avaliação de riscos sob as orientações dos profissionais que compõem a equipe técnica da Defesa Civil do Estado.

Nas duas participações, a Defesa Civil de Araras recebeu certificado de participação.

Cabe destacar que todo ano a Defesa Civil participa das chamadas oficias preparatórias e outros eventos que visam trazer para o município informação e conhecimento para aplicação no monitoramento do município. Ressalte-se ainda, que as participações da Defesa Civil de Araras nestas oficinas colabora, sobretudo, na pontuação para o PMVA (Programa Município VerdeAzul) iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente em 2007 selo Município Verde-Azul”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Araras, Marcus Cabral.