Publicado em: 19/02/2019 às 10:18
Divulgadas as atrações principais da festa de aniversário dos 148 anos de Araras
De 22 a 24 de março se apresentam na Praça Barão os artistas Raffa , J.Peron (Raul Seixas Cover) e a dupla Guilherme e Santiago; festa terá opções gastronômicas na Praça Barão
SecomReunião com os empresários ararenses aconteceu na última sexta-feira (15), no Centro Cultural

Em reunião realizada na última sexta-feira (15) com os comerciantes locais, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, a Secretaria Municipal de Cultura divulgou as atrações principais da festa de aniversário dos 148 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 24 de março.

A festa acontecerá de 22 a 24 de março (sexta, sábado e domingo), na Praça Barão de Araras, com o palco principal montado no Largo da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio. Os shows já confirmados serão do cantor ararense Raffa (dia 22, sexta), J.Peron, com o cover de Raul Seixas (dia 23, sábado) e, para comemorar o aniversário, o show especial com a dupla Guilherme e Santiago dia 24, domingo).

“Em Araras, praticamente nos seis primeiros meses do ano, a cidade não tem festas na Praça Barão. Por esse motivo, o prefeito Junior Franco decidiu abrir o espaço e fazer uma grande festa para a população, para comemorar os 148 anos do nosso querido município (24 de março). Que seja a primeira de muitas festas neste formato”, comentou o secretário de Cultura, João Marcelo Franchozza. No ano passado, a Secretaria de Cultura organizou o show do cantor ararense Wayre Carneiro na Praça Barão, em apresentação única de comemoração ao aniversário da cidade. Desta vez, a festa terá shows em três dias, além das opções gastronômicas.

Além do palco principal, com as atrações principais, será montado um palco 2 ao lado do Obelisco, onde atrações locais irão se apresentar. “Se compararmos com organização e atrações musicais, essa festa não se difere muito ao Arraial na Praça e ao Café & Chocolate, realizados em junho e julho. Porém, desta vez contará com a presença da iniciativa privada, responsável pela gastronomia e alimentação, se tornando a principal diferença. Em junho e julho, essa opção gastronômica é realizada pelas entidades filantrópicas”, salientou Franchozza.

O secretário enfatiza que, tanto no Arraial quanto no Café & Chocolate, a Prefeitura manterá o formato de sucesso até então utilizado, apoiando as entidades assistenciais da cidade com suas barracas. Já neste evento de aniversário do município, em março, a prioridade será oferecer espaços públicos para os comerciantes locais.

Reunião com os comerciantes

Além da divulgação das atrações principais da festa, a Prefeitura publicou um Chamamento Público para uma reunião preparatória da festa e discussão do formato de participação dos comerciantes da área gastronômica. Esse Chamamento foi assinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, parceiras neste evento. A reunião aconteceu na sexta-feira (15), no Centro Cultural, e contou com a participação de comerciantes interessados.

De acordo com o planejamento apresentado aos empresários, a Praça Barão foi toda mapeada por funcionários da Prefeitura e foram definidos os espaços para colocação de barracas para venda de produtos. Cada barraca terá um preço público, e o valor arrecadado pela Prefeitura será destinado ao Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras.

"Essa festa de aniversário da cidade, no mês de março, traz a inovação da participação do pessoal do setor privado, que estão na luta diariamente, pagam impostos, entre outras questões. Por esse motivo nós realizamos esse chamamento, para incentivá-los a participar da festa, ocuparem os espaços, dar mais visibilidade aos seus produtos e suas marcas. A Secretaria de Desenvolvimento sempre esteve presente às festas, por meio do setor de Turismo, mas devido ao advento do setor privado na festa, é a primeira vez que a Secretaria participa de fato”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Felipe Castro.

“A iniciativa privada sempre espera esse tipo de evento com o apoio da Prefeitura. Esse incentivo é muito importante para dar oportunidade para nós comerciantes locais mostrarmos os nossos produtos e ter uma maior divulgação”, disse Fernando Mazieiro Rocha, representante do chope Cevada Pura.

Demais comerciantes interessados podem obter mais informações sobre a festa dos 148 anos de Araras pelos telefones (19) 3541-5763 ou (19) 3542-5807.

Festa de Aniversário de Araras – 148 anos (atrações)

Palco 1 – Ao lado da Basílica de Nossa Senhora de Patrocínio

Dia 22 de março (sexta) – Raffa – cantor ararense

Dia 23 de março (sábado) – J.Peron - cover de Raul Seixas