Publicado em: 11/02/2019 às 16:41
Agentes comunitários de saúde participam de palestra com o tema “Drogas e vulnerabilidade”
O objetivo foi de esclarecer sobre diferentes substâncias psicoativas e preparar os agentes para uma melhor abordagem aos usuários
SecomA ação, direcionada aos agentes comunitários de saúde de Araras, aconteceu no salão do Corpo de Bombeiros nos dias 7 e 8 de fevereiro

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Educação em Saúde (Naes), foi realizada uma palestra com o tema “Drogas e vulnerabilidade: como abordar o usuário?”. A ação, direcionada aos agentes comunitários de saúde de Araras, aconteceu no salão do Corpo de Bombeiros nos dias 7 e 8 de fevereiro.

"A palestra teve o intuito de fazer compreender melhor as diferentes substâncias psicoativas, seus efeitos e os danos relacionados ao consumo para que deste modo possa ter uma abordagem mais diretiva com os usuários. Sabemos que o caminho mais eficaz para combater o consumo das drogas e do álcool é a educação e a informação. As ações com os agentes comunitários de saúde visam a aproximação dos serviços de saúde, a fim de promover o acesso dos usuários aos serviços especializados para tratamento", explicou o psicólogo Vinícius Barreti, do Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas).

A enfermeira responsável pela organização da ação, Juliana Martins Teixeira Mendes, comentou sobre a importância da palestra. “Estas ações refletem positivamente no trabalho de todos, o que é essencial ao município, uma vez que estaremos cada vez mais preparados para lidar com cada situação. Temos esse compromisso com os ararenses, e, durante o ano, buscaremos cada vez mais formas de ampliar o conhecimento e entendimento de todos que atuam na saúde”, disse.

Mais informações sobre o tema abordado na palestra podem ser obtidas através do telefone do Caps-AD (19) 3542-4137.