Publicado em: 28/01/2019 às 09:57
Campanha de doação de sangue 2019 começa dia 2 de fevereiro
Araras encerrou 2018 com mais de 600 bolsas de sangue coletadas nas sete edições da campanha realizadas durante o ano; os números superaram 2017, com 573 bolsas coletadas

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde começa mais um ciclo da Campanha de Doação de Sangue em Araras. O primeiro dia da iniciativa neste ano acontece dia 2 de fevereiro das 8h às 12h, a ação será na ETEC Prefeito Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, nº 690, no Jardim Cândida (Região Oeste).

“Às pessoas que irão doar sangue, devem dormir bem na noite anterior à doação. Não é necessário estar de jejum, oferecemos café da manhã no local e lanche pós-coleta. É necessário estar portando documento original com foto, que pode ser o RG, Carteira de Habilitação Nacional, entre outros documentos de identificação. A doação leva em média 40 minutos, esse tempo é necessário para cadastro, pré-triagem, triagem e a coleta”, explica Alfe Bispo dos Santos, da Secretaria Municipal de Saúde.

A edição de 2018 teve sete dias específicos destinados à campanha durante o ano e, foram coletadas, mais de 600 bolsas de sangue. As campanhas de 2018 foram realizadas em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba.

Em 2019, as doações ocorrerão no primeiro sábado a cada dois meses, sendo previsto para: 2 de fevereiro, 6 de abril, 1 de junho, 3 de agosto, 5 de outubro e 7 de dezembro, qualquer alteração no calendário será previamente informada.

Requisitos básicos para doação

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);

Impedimentos temporários

• Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas;
  • Gravidez
  • 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem nos últimos 12 meses;
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522.