Publicado em: 16/01/2019 às 11:38
Janeiro Branco: Secretaria de Saúde promove atividade em prol da saúde mental
Iniciativa "Cuidando de quem cuida” será desenvolvida no CEU José Olavo Paganotti, voltada aos profissionais da saúde

Em prol da saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NAES (Núcleo de Apoio em Educação e Saúde), irá promover uma atividade do “Janeiro Branco” nesta sexta-feira (18), voltada exclusivamente aos profissionais da saúde. Com o tema “Cuidando de que cuida”, a iniciativa será uma capacitação desenvolvida no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) José Olavo Paganotti, na região Leste. A ação contará com a presença de servidores da Pasta.

“A Secretaria de Saúde tem realizado algumas atividades neste mês de janeiro com foco na saúde mental. Para desenvolvimento do tema, houve uma capacitação com os servidores sobre Acolhimento às Emergências Psiquiátricas”, comentou a enfermeira Juliana Martins Teixeira Mendes.

Problemas mais frequentes

Entre os problemas mais frequentes relacionados à saúde mental, estão à ansiedade, mal-estar psicológico ou stress continuado, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas (esquizofrenia), atraso metal, demências, transtorno alimentares (anorexia nervosa e bulimia), transtornos pós-traumáticos, entre outros casos.

Por que do mês e por que da cor?

Janeiro é o primeiro mês do ano e por esse motivo, tem a ideia de um novo começo, novos planos, novos caminhos a seguir e um novo estilo de vida. Já a cor branca, simboliza um quadro ou papel em branco, onde novas histórias podem ser escritas ou desenhadas.

Com a intenção de mobilizar a sociedade em geral a respeito da saúde mental, o “Janeiro Branco” foi criado em 2014, no Estado de Minas Gerais.

Mais informações sobre o “Janeiro Branco” podem ser obtidas pelos telefones 3543-1522 ou 3541-7234.