Publicado em: 14/01/2019 às 16:57
Basquete Feminino: atleta da Secretaria de Esportes é selecionada para disputar o Campeonato Paulista sub-17
Ararense Maria Julia de Souza, de 15 anos, irá disputar a temporada 2019 pela equipe do Indians, do município de Tupã/SP

O ano de 2019 começa com boas notícias para o basquete feminino de Araras. A atleta Maria Julia de Souza foi selecionada para disputar o Campeonato Paulista Sub-17, pela equipe Indians do município de Tupã/SP – medalha de bronze em 2018.

A ararense de 15 anos fez parte das escolinhas de basquete da Secretaria Municipal de Esportes desde 2013 e era integrante da equipe SMELAM/FISIO & SPORTS desde 2016.

Em 2018, Maria Julia foi um dos destaques da equipe ararense no último Campeonato da ARB (Associação Regional de Basquete), com uma média de 18, 6 pontos por jogo, o que acabou chamando atenção do time tupãense, que já havia demonstrado interesse na jogadora. A transferência da atleta aconteceu no último sábado (12), quando foi realizada a seletiva da modalidade da equipe de Tupã. Maria Julia estava acompanhada dos pais e do técnico ararense Cícero Eduardo Rodrigues.

“Ser selecionada por Tupã foi um prazer enorme. Foi legal saber que outra cidade gostou do meu basquetebol. Eles possuem uma estrutura muito boa para a prática da modalidade. Vou para lá no dia 3 de fevereiro e inicio os treinamentos no dia 4. O meu sonho é ser uma jogadora profissional, conseguir uma bolsa e morar nos Estados Unidos. Sou muito grata a Araras por me ensinar a jogar basquete, em especial ao professor Cícero, e a Secretaria de Esportes pelo apoio. Comecei nas escolinhas com 9 anos e dedico tudo a eles”, disse a lateral.

Segundo informação do técnico Cícero, para representar Tupã, a ararense irá receber alojamento, colégio, assistência médica e uma ajuda mensal de custo.

“Estive com os pais dela em Tupã para conhecer a estrutura da equipe. Ficamos tristes por não termos condições de manter as atletas do nosso município, devido à falta de patrocínios e de como o esporte é visto pela nossa iniciativa privada. Porém, estamos muito mais felizes por termos alunas de nossas escolinhas se destacando e jogando um basquete de alto nível. Hoje, temos apenas o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, enquanto em Tupã, eles contam com um orçamento anual de R$ 200.000,00 para manter o projeto de basquete, simplesmente, outra realidade para um município compatível com o nosso. No entanto desejamos sorte para a Maria Julia, que sempre nos representou muito bem, e sempre foi um exemplo de determinação, disciplina e simplicidade”, comentou o treinador ararense.

O calendário 2019 de disputas do basquete feminino ainda não foi definido, porém os destaques vão para a ARB (Associação Regional de Basquete), Liga Metropolita de Campinas e Jogos Regionais. “Em 2018, atingimos os 100% de pódios; uma temporada muito boa para a nossa modalidade”, concluiu Rodrigues.

Mais informações sobre o basquete feminino de Araras podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 ou 3544-3604.