Publicado em: 14/01/2019 às 14:04
Em ação conjunta, Educação, Saúde e Saema realizam ações de prevenção contra escorpiões na Emei Dona Manoela
Dedetização interna e externa, grades de vidro blindex, telas em todas as janelas e protetores embaixo das portas fazem parte das medidas de prevenção; prédio abrigará novamente alunos na volta às aulas em 4 de fevereiro

A Prefeitura de Araras por meio de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e também do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) está realizando uma operação especial de prevenção ao aparecimento de escorpiões na Emei Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, no Jardim Belvedere.

A Secretaria Municipal Educação realizou, na semana passada, por meio de uma empresa, uma dedetização interna na unidade. Outras medidas, que estão sendo tomadas e acompanhadas de perto pela secretária da pasta, Mariana Mani Moura, englobam a substituição de portas da escola de vidro blindex, telas em janelas e protetores embaixo de portas da escola, fora toda a reforma que foi feita no ano de 2018. Ao iniciar o ano letivo de 2019, a direção da escola convocará os pais e responsáveis para apresentar todas as melhorias que foram feitas.

“Desde o final do ano passado, temos intensificado as ações neste prédio, que estará pronto para receber, novamente, as crianças que aqui estudam com mais segurança já no início do ano letivo, que se inicia no dia 4 de fevereiro. Além das melhorias físicas, trabalhamos com os educandos, pedagogicamente e de forma lúdica, sobre os escorpiões. Internamente, a dedetização foi feita aqui no dia 5 de janeiro. Vale ressaltar que, a Educação licita, todo ano, uma empresa que realiza geralmente em janeiro e em julho tal dedetização, período de férias/recesso, além do trabalho de limpeza e higienização das caixas de areia nos parquinhos. Estamos, e estaremos, incansavelmente, com os olhos voltados a esta unidade para garantir a segurança dos educandos e dos servidores que ali atuam”, comentou a secretária Mariana Mani Moura.

O que compete a Secretaria Municipal de Saúde, nesta ação integrada, fica por conta das equipes do Centro de Zoonoses e do Controle de Endemias, que realizam, periodicamente, visitas no local.

“As visitas funcionam como a da dengue. Você tem uma denúncia e, a partir daí, as equipes fazem as buscativas ao redor do local e, se necessário, é feito a captura desses animais. Estaremos sempre pela escola e em seus arredores para tentarmos garantir que os estudantes e os moradores da região estejam seguros. Quero deixar claro que, com essas medidas, não é que não apareça nenhum inseto ou animal, mas que, se aparecer, podemos captura-los e tomarmos outras medidas. Só lembrando que, o proprietário, precisa fazer a limpeza de seu imóvel com a retirada de matérias de construção ou aqueles em desuso e também os entulhos”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Waldemar Vechin Junior.

Já o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) também está nesta causa e realizará, nesta terça-feira (15), a partir das 18h, uma dedetização externa no local.

“Há sempre um cronograma de dedetização a ser seguido pelas equipes da autarquia com o objetivo de impedir que insetos se proliferem e, com isso, surjam outras pragas que se alimentam desses insetos, como os escorpiões. Após a Educação fazer o serviço dentro da unidade, estaremos realizando em torno do prédio, como um fortalecimento daquilo que já foi feito”, disse Nilton César de Faria, chefe de divisão de rede de esgoto.

A Autarquia orienta os moradores para que tapem os ralos com panos úmidos para evitar que o veneno aplicado entre na residência.

A ação conjunta ente as Secretarias e a Autarquia reforça a preocupação que a Administração Municipal tem tanto com os estudantes e funcionários que frequentam o prédio, quanto dos moradores ao redor.

Secom

Durante encontro, funcionário de uma empresa media o local para substituição das portas por vidro blindex

Clique aqui e assista a reportagem.