Publicado em: 11/01/2019 às 16:38
Obra da Estação de Tratamento de Esgoto é iniciada em Araras
Equipe da empresa vencedora do processo licitatório para realização do serviço está alojada no local da estação; instalação do canteiro de obras e limpeza da lagoa de aeração já começaram

Araras comemora uma boa notícia: a obra da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já começou. Depois de alguns anos (desde 2014) sem tratar seu esgoto, a cidade vê o início do que representará um grande avanço para o meio ambiente. Nesse primeiro momento, equipes da empresa Augusto Velloso Engenheiro S/A vencedora do processo licitatório para realização do serviço, realizam a instalação do canteiro de obras e a limpeza da lagoa de aeração, onde deve acontecer parte do tratamento de esgoto da cidade.

“Iniciamos essa primeira etapa na última segunda-feira, dia 7. Nesse primeiro momento, trabalhamos com doze integrantes na equipe, entre eles pedreiro, eletricista, topógrafos, operador de máquinas, encarregado entre outros. Estamos removendo o lodo do fundo da lagoa para alocar o pré-tratamento e iniciar a obra ali”, explicou o engenheiro civil e residente da obra, Mauro Marufugi.

De acordo com Mauro, não havendo nenhum entrave, a alocação do pré-tratamento será iniciada em 30 (trinta) dias.

Prefeito e presidente do Saema acompanham início da obra

O prefeito Junior Franco e o presidente do Saema, Ari Osvaldo Fischer Filho, acompanharam o início da obra.

“Estamos acompanhando essa obra que foi muito aguardada pela população e pelas equipes do Saema e Prefeitura. Um engenheiro do Saema e um fiscal de obras também integram o grupo, que deve garantir que todas as etapas respeitem o cronograma definido e a obra seja executada conforme esperado”, comenta Ari.

Já o prefeito Junior Franco comemorou o início dos trabalhos e relembrou parte da trajetória vivida pela autarquia e prefeitura para que a cidade voltasse a tratar seu esgoto.

“Hoje realmente é um dia muito feliz, estar nesse local onde surgirá a nossa Estação de Tratamento de Esgoto é gratificante. Para relembrarmos, em 2017 começamos um trabalho onde na época eu estava como presidente do Saema e o prefeito era o Pedrinho Eliseu. Lutamos muito para desfazer o entrave em que se encontrava essa obra e fomos várias vezes para Brasília participar de reuniões sobre o assunto. Havia um projeto pronto que tentamos viabilizar de todas as formas, mas não conseguimos. Em uma dessas idas, levamos então um novo projeto, do próprio Saema, adequado para a cidade e conseguimos finalmente a aprovação para viabilizar a obra”, comenta Franco.

O prefeito ressaltou ainda que esse é apenas um dos esforços dessa gestão, que começou em 2017, que é garantir que a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Araras aconteça.

“A obra começou, que era o nosso grande objetivo, e é importante ressaltar que estaremos prestando todas as informações para a população com clareza. Ficaremos em cima dessa obra, de forma técnica e específica, porque Araras precisa tratar o seu esgoto e vai tratar”, finalizou.

Veja a matéria em vídeo aqui.