Publicado em: 07/01/2019 às 11:26
150 pessoas prestigiam o Projeto “Pró-Arara de Asas Abertas”
Iniciativa inédita aconteceu no último sábado (5), no CRAS Pró-Arara

Com a presença 150 pessoas, foi realizado no último sábado (5) o Projeto “Pró-Arara de Asas Abertas”, que consistiu em apresentar a população os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara.

Além de conhecer o espaço físico do Pró-Arara, os visitantes participaram de visitas monitoradas e palestras sobre proteção animal e outros temas relacionados ao meio ambiente. “O Pró-Arara de Asas Abertas foi um projeto que nós iniciamos este ano, em demanda da população que queria conhecer nossos trabalhos internos. Com a iniciativa, o pessoal assiste palestras, conhece o ambiente, vê que os animais são bem cuidados, entre outras atividades. Essa ação é nova e esperamos dar continuidade, para mais pessoas conhecerem o espaço”, explicou a monitora do Pró-Arara, Natalia Cristina Basquera.

Realizado das 9h às 15h, a dinâmica do “Pró-Arara de Asas Abertas” foi orquestrada da seguinte forma: 7 palestras com visitas monitoradas, de hora em hora. “A nossa intenção foi mostrar aos visitantes quais são as nossas responsabilidades no CRAS, nossas atribuições. Depois, abordamos como é o processo de soltura dos animais reabilitados por nós, ensinar e conscientizar a população quando avistarem esses bichos na cidade e ainda, mostramos um pouco do panorama a respeito do tráfico de animais, da matança indiscriminada, não só aqui no Brasil como em todo o mundo”, comentou a veterinária responsável pelo CRAS Pró-Arara, Fernanda Senter Magajevski.

“O número de 150 visitantes foi muito significativo, mostrou que existe demanda sobre o assunto. Ficamos todos felizes e satisfeitos com a presença do público neste primeiro evento. Sobre outras edições do Pró-Araras de Asas Abertas, será apresentado um cronograma para a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para realização de outras atividades”, disse a bióloga do Pró-Arara, Fabiana Aparecida Hencklein.

Vi um animal solto na cidade, o que devo fazer?

Além do comentário sobre o a iniciativa “Pró-Arara de Asas Abertas”, a veterinária Fernanda deu dicas a população sobre os cuidados com os animais reabilitados e soltos no município. “Em caso de animais sadios e voando, não é necessária nenhuma providência, pois é um animal de vida livre e deve seguir o curso natural dele. Quer ter essa ave próxima? Plante árvores, atraia esse bicho desta forma. Nunca oferecendo alimento a ele, para não prejudicar o andamento desta ave ou pior, a ressocialização com o ser humano, o que seria um regresso em sua reabilitação. Já no caso do encontro de animais feridos em nosso município, a Prefeitura tem estrutura para receber essas vitimas. Nós não fazemos o resgate de animais, mas recebemos e tratamos, fazendo o melhor por eles”, explicou.

Atualmente, o CRAS Pró-Arara conta com 190 animais, entre araras, papagaios, tucanos, maritacas, gaviões, corujas e outras aves. Com quase 5 anos de funcionamento, o Centro já reabilitou aproximadamente 900 aves.

Mais informações sobre o “Pró-Arara de Asas Abertas” podem ser obtidas pelo telefone 3542-3538.

Clique aqui e veja o vídeo.