Publicado em: 19/12/2018 às 15:41
Estrutura da nova ponte do Curtume começa a ser colocada em Araras
Empreiteira responsável pela obra iniciou colocação das 20 peças de concreto armado da nova ponte nesta quarta-feira, dia 19

A obra da nova ponte da rotatória do Curtume Graziano está cada vez mais perto de ser finalizada. Após a preparação do local e a instalação dos alicerces, respeitando todas as normas de segurança para garantir a resistência da ponte, começou nesta quarta-feira (19) a parte final da obra.

Na etapa sendo executada nesta quarta, a empreiteira Tecla, responsável pelo serviço, está içando as 20 placas de concreto armado e as alocando na base da nova ponte. “Cada placa tem cerca de 4 toneladas. As peças medem 1,25m de largura, 6,70m de comprimento, com 20 centímetros de espessura, um elemento estrutural de grande porte e que demanda todo cuidado para que tudo saia como planejado e sem intercorrências”, comenta Rodolfo Terrabuio, engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Araras.

O serviço começou às 7h da manhã e, para essa primeira etapa, foram utilizados dois guindastes e um caminhão. “Um guindaste ficou no local onde as placas foram alocadas para colocá-las no caminhão, o outro guindaste ficou responsável por receber as placas e colocá-las na ponte. A segunda etapa compreenderá a colocação de 15cm de espessura de concreto em cima da laje, o que demandará um tempo para a cura do concreto, para atingir a resistência necessária e então realizarmos a terceira etapa, que é a pavimentação da ponte”, explica o engenheiro.

O prefeito Júnior Franco, que acompanhou o início da primeira etapa ao lado dos secretários municipais de Planejamento, Paulo Bertolini, e de Obras, Celso Canassa, considera esse um momento de muita expectativa, e também de compreensão de todos os munícipes. “O espaço sob a antiga ponte já não era mais suficiente para a vazão de água do Ribeirão das Furnas. Depois de ter sua estrutura danificada com as fortes chuvas em janeiro desde ano, sua demolição precisou ser antecipada. Tudo foi feito com o máximo de dedicação e foi preciso preparar toda uma nova estrutura dentro dos padrões que oferecesse a segurança adequada a todos. Agora, na reta final, precisamos continuar contando com a paciência de todos e logo teremos uma nova ponte completamente pronta e preparada para suportar o fluxo diário”, disse Junior Franco.

Clique aqui e assista a reportagem.