Publicado em: 03/12/2018 às 15:28
Última Campanha de Doação de Sangue do ano acontece no próximo dia 15
Em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, a ação será realizada na ETEC Prefeito Alberto Feres, das 8h às 12h

A última Campanha de Doação de Sangue de 2018, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Núcleo de Apoio à Educação em Saúde, acontece no próximo dia 15 (sábado). Essa será a 7ª campanha do ano.

A ação – uma parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba – será realizada na ETEC Prefeito Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, nº 690, no Jardim Cândida (Região Oeste).

A coleta será feita das 8h às 12h e os doadores deverão comparecer munidos de documentos com foto (RG ou CNH) para entrevista e esclarecimentos sobre a doação.

Segundo a Secretaria de Saúde, nas 6 primeiras campanhas do ano, 738 doadores participaram da iniciativa, com 564 bolsas de sangue coletadas. Em 2017, Araras repassou 513 bolsas ao Hemonúcleo de Piracicaba.

Requisitos básicos para doação:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação).

Impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

- Gravidez

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem nos últimos 12 meses;

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses