Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 22/11/2018 às 18:48
CRAS Pró-Arara faz um alerta para que a população não alimente aves silvestres
Em consequência do processo realizado no Centro de Reabilitação, médicos veterinários e biólogos pedem aos munícipes que não interajam com as araras vistas pela cidade

 

A Prefeitura de Araras, por meio do CRAS Pró-Arara (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres), faz um alerta e um pedido para que a população não se aproxime demais – nem tente interagir ou alimentar – das araras e outras aves silvestres vistas pela cidade.

Acontece que estes animais já reabilitados, antes de chegarem ao Centro de Reabilitação, viviam em cativeiro e em posse ilegal. Há diversos relatos de aves maltratadas, as quais eram completamente dependentes do ser humano. Por conta disso, a interação com estas aves é altamente prejudicial, pois é um retrocesso, no qual os animais podem regredir novamente ao estado de submissão.

De acordo com a médica veterinária do Pró-Arara, Fernanda Magajevski, no momento em que alguém apresenta uma fruta – ou algum outro alimento – às aves silvestres, já está causando ali um grave erro. “Entre caçar o seu próprio alimento, ou pegar aquele que está sendo oferecido, elas optam pelo mais fácil. Tem circulado nas redes sociais que as aves não encontram comida e que têm passado fome. Isso não é verdade. Temos registros de aves que se alimentam de ameixas e de diversas outras frutas”, explicou ela.

O objetivo do alerta é justamente conscientizar as pessoas que, cada vez que alguém oferece um alimento de forma muito fácil para estes animais, mesmo que com as melhores das intenções, eles regridem ao estado de submissão, ficando facilmente vulneráveis a serem capturados e maltratados novamente. Além disso, a não interação pode evitar possíveis acidentes, pois as aves silvestres são imprevisíveis e podem atacar aqueles que queiram alimentá-las.

“Alguém pode facilmente usar desse artifício, de querer atrair as aves com alimento, para poder capturá-las e venderem, ou fazer qualquer tipo de maldade. É um retrocesso. Eu costumo falar que, infelizmente, o pior dos predadores é o ser humano. É o mais devastador, é o que provoca mais danos, e de forma consciente”, finaliza Fernanda Magajevski.

Desde a sua inauguração em agosto de 2014, o CRAS Pró-Arara (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres) já recebeu 52 araras, das quais 33 já retornaram à natureza. Atualmente, o Centro de Reabilitação conta com 123 animais, entre aves de diversas espécies, gambás, ouriços e jabotis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3542-3538.