Publicado em: 08/11/2018 às 14:21
Secretário de Segurança vai a Brasília formalizar vinda do projeto Muralha Digital em Araras
Projeto é instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade; previsão é assinar convênio com governo federal e que novo modelo comece a funcionar em 120 dias

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcos Buzon Gonçalves, esteve na última quarta-feira (7) em Brasília, na sede do governo federal, para formalizar o projeto “Muralha Digital”, que prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas principais entradas da cidade e em pontos com grande concentração e passagem de veículos.

No encontro, Buzolin apresentou toda a documentação necessária, que agora será analisada pelos técnicos do Ministério da Justiça, para a assinatura oficial do convênio, que irá proporcionar a liberação de recursos para a implantação do projeto. Previsão de que o modelo comece a funcionar em pelo menos 120 dias.

O objetivo do monitoramento é reduzir os índices criminais, principalmente envolvendo o roubo e o furto de veículos. A “Muralha Digital” é integrada com sistemas de outras cidades da região com o objetivo de compartilhar informações de interesse comum.

De início, o projeto irá conter 32 câmeras com reconhecimento fácil e leitura de placas. Os novos equipamentos serão colocados em locais estratégicos, a partir do cruzamento de informações com índices criminais.

“Com esses recursos será possível fazer monitoramento 24 horas pelas forças de segurança da cidade, englobando a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. Também possibilita pessoas que já possuem sistemas de alarmes e câmeras de vigilância em suas residências de interagir com a Central de Monitoramento e Inteligência. Ainda, com essa inovação nas entradas e saídas da cidade, vamos combater a criminalidade com mais eficácia, pois o ladrão ele chega com algum veículo e aí sim teremos condições necessárias de fiscalizar esses carros suspeitos. Algumas cidades do nosso interior já contam com esse sistema e apresentam, semestralmente, a diminuição dos índices de criminalidade”, comentou o secretário.