Publicado em: 06/11/2018 às 15:36
Prefeitura realiza palestra sobre as obras de macro e microdrenagem para o Projeto Ecobags
Intenção da iniciativa foi informar os profissionais da Secretaria de Educação das unidades escolares participantes do projeto

A Prefeitura de Araras realizou uma palestra sobre as obras de macro e microdrenagem urbana para os profissionais da educação das unidades escolares participantes do Projeto Ecobags: Coleta Seletiva do Bem. O evento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade em parceria com Secretarias de Educação e de Ação e Inclusão Social.

A intenção da iniciativa, ministrada na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, foi de informar os profissionais da Educação das unidades escolares participantes do Projeto Ecobags. Além disso, conscientizou a população sobre as questões ambientais, por meio do TTS (Trabalho Técnico Social), que tem como objetivo o apoio social às famílias beneficiadas com empreendimentos do governo federal, através do Ministério das Cidades.

“Desde o início das obras de macro e microdrenagem em nossa cidade, a inclusão do TTS é uma exigência do Ministério das Cidades, financiador das obras. O nosso objetivo foi explicar o processo das obras e suas funcionalidades”, disse o engenheiro da Secretaria de Planejamento que ministrou a palestra, Rodolfo Bigarelli Terrabuio.

Estiveram presentes na palestra docentes e gestores das escolas que executam as ações educativas relacionadas ao Projeto Ecobags: Emef Hercílio Bertolini – José Ometto 1; Emef João Poletti – José Ometto 3; Emef Adriano Ademir Lombi – Jardim das Nações 2; Polo São Francisco de Ensino Integral – Parque das Árvores; Polo São João (vinculado à Emef Prof. Francisco Salles Nogueira) – Jardim São João; e a Emeief Ignácio Zurita Neto – Jardim São João, além de representantes das Secretarias envolvidas nesse projeto intersetorial. O público foi de mais de 100 pessoas.

O que é o Projeto Ecobags?

O Projeto Ecobags – Coleta Seletiva do Bem tem como objetivo estimular os alunos da rede municipal de ensino para o descarte correto dos resíduos e coleta seletiva. A ação integrada teve início no mês de abril, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social e Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais.

A finalidade da ação é contribuir com o meio ambiente por meio da coleta seletiva dentro das unidades escolares, que contam com a colaboração da equipe da Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, que cederam duas Ecobags por unidade escolar participante do projeto; os materiais são retirados semanalmente ou sempre que necessário. O Projeto conta com um acompanhamento das unidades escolares e demais setores envolvidos com a proposta de trabalho do Projeto.