Publicado em: 01/10/2018 às 12:12
Guarda Municipal comemora 51 anos e homenageia integrantes na quarta-feira, na Praça Barão
Durante solenidade, 20 gcms de carreira serão homenageados pelos relevantes serviços prestados com a farda azul marinho

A Guarda Civil Municipal de Araras celebra, nesta quarta-feira (3), em evento a céu aberto na Praça Barão de Araras, a partir das 8h30, os seus 51 anos de fundação. O evento está sendo organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil.

Durante a solenidade, 20 gcms de carreira serão homenageados pelos relevantes serviços prestados com a farda azul marinho. Atualmente a Guarda Municipal de Araras possui um efetivo de 182 guardas, dos quais 25 são mulheres, que atuam em diversas frentes, como Ronda Comunitária, Ronda Escolar, Ronda Comércio, Patrulha Rural e Ambiental, Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e Gam (Grupo de Apoio com Motocicletas).

Outro destaque da GCM é em relação a atividades educacionais, como o projeto Previda (Programa Municipal de Educação Cívica), que aborda com estudantes assuntos como drogas, álcool e abusos pessoais. O trabalho é desenvolvido nas escolas por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, em parceria com as Secretaria Municipal de Educação.

História da GM de Araras

A Guarda Municipal foi fundada no ano de 1967 pelo ex-prefeito Ivan Estevam Zurita. Foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens, subordinados à Delegacia de Polícia. O objetivo da Guarda Municipal era preservar o patrimônio do Município, bem como auxiliar a Polícias Civil e Militar.

No dia 4 de agosto de 2014 foi sancionada a lei federal nº 13.022, o Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais, que lhes concedeu o poder de polícia, regulamentando as atividades já exercidas. Nesta lei estão previstos os princípios de atuação das Guardas Civis Municipais, tais como a proteção dos direitos humanos fundamentais, a preservação da vida, o patrulhamento preventivo, o compromisso com a evolução social da comunidade e o uso progressivo da força.

A Guarda Civil Municipal zela pela segurança do cidadão ararense e pelos serviços e bens públicos diuturnamente, atuando na prevenção a crimes e violências, por meio do patrulhamento preventivo.