Publicado em: 28/09/2018 às 13:58
Araras intensifica prevenção e diminui casos de dengue, enquanto doença cresce no Estado
Município vem diminuindo os índices da doença ano a ano, após visitas dos agentes de endemias em todos os bairros da cidade

Araras vem conseguindo fazer um trabalho preventivo e está diminuindo ano a ano os índices de dengue na cidade. Já no Estado de São Paulo a doença vem se alastrando, registrando aumento em 2018, em comparação com o ano anterior.

No Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde divulgados nos últimos dias, de janeiro a agosto desde ano foram confirmados 8.979 pessoas com a doença, o que representa um crescimento de 122% em relação ao mesmo período de 2017.

Já em Araras, neste ano foram registrados apenas 13 casos de dengue no período de janeiro até os dias atuais, contra 21 casos no mesmo período do ano passado. Desta forma, Araras registra uma queda de 39% dos casos de um ano para outro. Dos 21 casos deste ano, 9 são autóctones (contraídos no município) e 4 importados (contraídos fora do município).

O motivo dessa queda dos casos em Araras é o intenso trabalho de prevenção da Equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. “O fato desta redução de casos tem vários motivos, mas dois são muito importantes: um é o aumento do número de visitas que os nossos agentes realizam em nosso município, mais frequentes e de segunda a sexta-feira. Outro, é o fato da população que, com as nossas orientações, estão colaborando mais nesta questão da dengue. Temos dois profissionais específicos que realizam palestras educativas”, comentou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Se fizer uma comparação dos últimos anos, nota-se que Araras vem diminuindo consideravelmente o número de casos de dengue. Em 2015, quando ocorreu um surto da doença em todo o Brasil, Araras registrou 2815 casos de dengue; em 2016 foram 412 casos; em 2017 o número caiu para 29; e agora em 2018 são apenas 13.

Sobre outras doenças relacionadas à dengue, Araras nunca registrou casos positivos de Zica, e a Chikungunya também não há nenhum caso positivo neste ano, graças ao trabalho de prevenção da Equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Registro de dengue em Araras nos últimos anos

2015: 2815 casos positivos

2016: 412 casos positivos