Publicado em: 25/09/2018 às 16:54
Mais de 60 empresas retiram edital para construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto
Licitação para escolha da empresa responsável pelas obras está agendada para sexta-feira, dia 28 de setembro, na sede do Saema

A sessão da licitação para escolha da empresa que vai construir a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Araras está marcada para a sexta-feira desta semana, dia 28 de setembro, às 9h, na sede do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras).

Segundo a direção do Saema, 66 empresas já retiraram o edital com as exigências e conteúdo técnico para participar da licitação, na modalidade Concorrência Pública. As empresas interessadas devem protocolar a Garantia de Participação até a quinta-feira (27). O valor estimado da licitação é de R$ 21.626.554,12, com verba do governo federal.

Para conseguir a liberação dessa verba por parte do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Araras precisou mudar o projeto executivo anterior, além de muitas reuniões técnicas com as equipes do próprio Ministério e da Caixa Econômica Federal, desde 2017. O prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho e o então presidente do Saema, Júnior Franco, foram a Brasília no mês de julho deste ano e conseguiram a aprovação de seu novo projeto da ETE. Desta forma, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades autorizaram a abertura de licitação.

O novo projeto prevê uma ETE utilizando o processo de lodo ativado, com aeração prolongada (Etapa A). Essa fase é composta de tratamento primário, estação elevatória de esgoto, lagoa aerada, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo e desinfecção de efluentes.

A técnica de tratamento do Saema, Renata Cristina Ignácio Batista, explica como será o caminho do esgoto durante seu tratamento na nova Estação: “O sistema de tratamento será de lodo ativado por areação. O esgoto vai passar na primeira etapa para retirada de materiais sólidos, depois a estação elevatória levará o material para o tratamento real. Posteriormente vai passar nos decantadores, onde haverá a separação da matéria orgânica, antes de ser desinfectado e despejado no rio novamente”, comentou.

A Estação terá capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico, com 70% de eficiência. Uma segunda etapa do projeto prevê mais dois decantadores, leito de secagem e serviços urbanísticos, chegando a 95% de eficiência de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.

Sem tratar o esgoto

Araras tinha uma Estação de Tratamento de Esgoto, inaugurada na década de 1990, mas em 2015 foi registrado o desmoronamento de parte das paredes de concreto de dois dos três reatores de tratamento, deixando de tratar qualquer esgoto a partir daquele ano.

No final de 2016 a Prefeitura chegou a assinar um contrato com uma empresa para construir a nova Estação de Tratamento, utilizando o método de reatores UASB. Entretanto, o Ministério das Cidades reprovou o projeto apresentado, alegando incompatibilidade, obrigando a atual administração a executar outro projeto, modificando o sistema de tratamento.

O então presidente do Saema, Júnior Franco, providenciou uma nova proposta, desta vez utilizando um sistema compatível com a quantidade de esgoto a ser tratado em Araras. Chegou-se à conclusão que o sistema seria pelo processo de lodo ativado, com aeração prolongada. O mesmo foi apresentado à Caixa no final de 2017, com aprovação oficial em agosto deste ano.