Publicado em: 17/09/2018 às 15:29
Feira de Adoção de Cães e Gatos: 2ª edição do mês acontece no próximo sábado
Data extra no mês de setembro se deve à Semana de Defesa da Fauna e Flora; 16 animais estarão aptos à adoção

Acontece no próximo sábado (22) a 8ª Feira de Adoção de Cães e Gatos ao lado do coreto da Praça Barão de Araras, das 9h às 13h – sendo esta a 2ª feirinha do mês de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, junto ao DMA (Departamento de Meio Ambiente).

A razão da data extra neste mês de setembro é a realização da Semana de Defesa da Fauna e Flora, que acontecerá dia 27 de setembro, com uma programação de eventos no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. A Semana de Defesa da Fauna e Flora é uma data comemorativa de conscientização da população a respeito da conservação do habitat dos animais e proteção das espécies no Brasil, além do desmatamento das florestas, tráfico de animais e a ocupação humana desenfreada.

Dentre os 85 animais presentes hoje no Canil Municipal – local onde os animais são provenientes – 16 estarão aptos à adoção neste sábado, sendo estes 10 cães adultos e 6 filhotes, todos já castrados e chipados. A 7ª e última edição, realizada no dia 8 de setembro (11), resultou na adoção de 2 animais. Até agora, desde a 1ª realização da feira, 57 animais que estavam no Canil Municipal foram adotados.

Como adotar?

Para adotar na Feira de Adoção, basta levar um documento com foto, seja RG ou CNH, além do comprovante de residência. O DMA ressalta ainda que todos os animais estarão com microchip que permite registrar e identificar por meio de um número com dados do proprietário.

No ato, os novos donos assinam um termo de responsabilidade e o DMA realiza trabalhos educacionais, esclarece dúvidas e orienta sobre guarda responsável e outros assuntos relacionados ao mundo animal. Todos os animais adotados já vão para os novos lares castrados.

Como adotar diretamente do Canil Municipal?

Para adotar diretamente do Canil, os interessados deverão ir até o local, munidos de documentação com foto e comprovante de residência. Após escolher o animal, a pessoa irá assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a prestar todos os cuidados necessários, praticando, desta forma, a posse responsável e consciente.

O Canil Municipal está localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº, região leste, e é aberto a todos, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Públicos); 3547-8806 / 3547-8794 (DMA) e 3544-4413 (Canil Municipal).

Projeto “Descarte Consciente”

Juntamente à Feira de Adoção de Cães e Gatos, acontece também o Descarte Consciente, projeto realizado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, no qual a população tem a oportunidade de descartar de maneira correta: lâmpadas, pilhas, baterias, filmes de raio-x, esponjas de lavar louça, eletroeletrônicos, entre outros itens que podem causar danos à natureza.

As empresas privadas e lojas que tiverem o lixo eletrônico em maior quantidade podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, que fica na Rua Cândida Lacerda, nº 231, Centro, ou pelos telefones: 3547-8806/ 3547-8794, que será agendada uma data para o descarte correto.