Publicado em: 03/08/2018 às 16:01
Via Rápida Empresas completa um ano em Araras com mais 3.300 solicitações de aberturas e alterações de empresas
Do total de solicitações, 2.400 foram concluídas; sistema é uma parceria da Prefeitura com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de SP)

Com mais de 3.300 solicitações de aberturas e alterações de empresas, o sistema Via Rápida Empresas, parceria da Prefeitura de Araras com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), completa um ano na cidade nesta sexta-feira (3).

Segundo o último balanço disponibilizado pelo executivo municipal, das 3.314 análises de viabilidade realizadas no município, 2.400 foram concluídas. “O objetivo de VRE é desburocratizar a vida do munícipe na abertura e alterações de empresas. Neste um ano de implementação, do total de solicitações, foram deferidas algo em torno de 2/3, com estimativa de 40% de MEI’s – Microempreendedores Individuais; mostrando a força do empreendedorismo em Araras”, comentou o Wallasy Carlos, chefe de fiscalização da Prefeitura de Araras.

O Via Rápida Empresas é composto por três etapas: a 1ª é a solicitação da viabilidade para o local onde a empresa vai desempenhar suas atividades; a 2ª é o registro do ato na Jucesp; e a 3ª, a solicitação de licenciamento. O VRE possui integração com a Prefeitura, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Agricultura e CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Depois de todo o processo concluído, o sistema irá gerar automaticamente o Certificado de Licença Integrado – CLI, onde a futura empresa terá todas as licenças dos órgãos responsáveis”, acrescentou Wallasy.

As solicitações do Via Rápida nas análises de viabilidade “apresentam” duas respostas aos cidadãos, deferimento e indeferimento. Na maioria dos casos negativos, indeferimentos, há em problemas cadastrais (preenchimento incorreto de informações) ou por questões de zoneamento (instalação da respectiva empresa), fato este que é bem comum. “Nas questões de zoneamento, nós orientamos as pessoas a procurarem outro local para exercer as atividades da futura empresa”, finalizou ele.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar no sistema Via Rápida Empresas, o empreendedor deve procurar um contador ou por meio da MEI (Micro Empresa Individual), pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação -  www.sil.sp.gov.br ou diretamente pelo site da Prefeitura de Araras – www.araras.sp.gov.br, na aba “Serviços”, opção “Via Rápida”.

Clique aqui e veja o vídeo.