Publicado em: 03/08/2018 às 09:22
Doação de Sangue: 5ª edição do ano acontece no dia 11 de agosto
Em parceira com Hemonúcleo de Piracicaba, ação será realizada na ETEC Prefeito Alberto Feres, das 8h às 12h

A 76ª Campanha de Doação de Sangue, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Núcleo de Apoio à Educação em Saúde, segue em sua 5ª edição de 2018 e terá próxima iniciativa no próximo dia 11 (sábado).

A ação – uma parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba – será realizada na ETEC Prefeito Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, nº 690, no Jardim Cândida (Região Oeste).

A coleta será feita das 8h às 12h e os doadores deverão comparecer munidos de documentos com foto (RG ou CNH) para entrevista e esclarecimentos sobre a doação.

Além da campanha do dia 11, mais duas serão realizadas durante o ano: 22 de setembro e 10 de novembro. Em 2017, 513 bolsas de sangue foram doadas ao Hemonúcleo de Piracicaba, em Araras.

Requisitos básicos para doação:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação).

Impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

- Gravidez

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem nos últimos 12 meses;

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.