Publicado em: 02/08/2018 às 15:24
Araras terá 4 sábados em agosto como “Dia D” para vacinação contra Pólio e Sarampo
Campanha é para crianças de 1 a 5 anos de idade: pais precisam entregar comprovante de vacina nas escolas

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Sarampo será realizada em todo o Brasil de 6 a 31 de agosto. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Araras programou quatro sábados de agosto como “Dia D” para vacinar as crianças de 1 a 5 anos de idade, já a partir do sábado próximo, dia 4.

Além dos quatro sábados, as seis salas de vacinação da cidade vão atender as crianças de segunda a sexta-feira, normalmente, a partir do dia 6 de agosto. A Campanha Nacional é voltada para crianças de 1 a 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), e o Ministério da Saúde tem como meta vacinar 95% desse público alvo.

“O principal método de prevenção e ficar livre das doenças é a imunização. É o método mais eficaz e mais correto para proteção definitiva. Optamos em fazer quatro sábados como Dia D em Araras, abrangendo um número maior de profissionais em relação ao atendimento”, comentou o secretário de Educação, Luiz Emílio Salomé.

A Secretaria de Saúde conta também com o apoio dos três grupos rotários de Araras: Rotary Club de Araras, Rotary Club de Araras Sul e Rotary Club de Araras Alvorada, além do apoio do Interact Club de Araras União e Rotaract Club de Araras União. Esses grupos produziram um material de divulgação para distribuição à população durante toda a campanha. Aliás, o Rotary Internacional tem um histórico importante de campanhas de vacinação contra a Poliomielite em todo o mundo.

A Poliomielite está erradicada no Brasil desde a década de 1990 (o último caso registrado foi em 1989), enquanto que o Sarampo vem assustando a população nos últimos meses, em casos concentrados em Roraima e Manaus, onde a campanha já começou em razão da epidemia.

Em Araras há uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para incentivar os pais a levarem seus filhos para a vacinação e apresentarem a caderneta em dia nas escolas até dia 15 de setembro.

O secretário de Saúde reforçou essa medida. "O principal objetivo é atingir o maior número possível de crianças para que não tenhamos problemas com essas duas situações, da poliomielite e o sarampo”, disse Luiz Emílio Salomé.

CAMPANHA CONTRA PÓLIO E SARAMPO

No Brasil: De 6 a 31 de agosto

Em Araras: De 4 a 31 de agosto

HORÁRIOS PARA VACINAÇÃO EM ARARAS