Publicado em: 30/07/2018 às 17:20
Prefeitura finaliza laudo técnico em apartamentos e comunica síndicos e a Caixa sobre necessidade de providências
Laudo técnico de engenheiros é finalizado e Prefeitura sugere que síndicos dos Residenciais Arnaldo Mazon e Victório Corrocher acionem a Caixa Federal

A Prefeitura de Araras finalizou na semana passada um laudo técnico de vistoria sobre os problemas de rachaduras e infiltrações apontados por alguns moradores dos apartamentos dos Residenciais Arnaldo Mazon (Narciso Gomes) e Victório Corrocher (Nova Olinda), construídos em Araras por meio do programa federal de habitação Minha Casa, Minha Vida. Foram constatados problemas pontuais em alguns apartamentos, mas nenhum que ocasione ruptura estrutural dos imóveis.

Uma avaliação preliminar foi emitida no início da semana passada pela equipe da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil. Esse documento provocou a realização de um laudo técnico mais detalhado, desta vez com avaliação de engenheiros civis da própria Prefeitura, envolvendo profissionais da Secretaria de Obras e da Secretaria de Planejamento. Técnicos da Caixa Federal também foram convidados pela Prefeitura a participarem desta vistoria para elaboração do laudo final.

Esse laudo técnico constatou problemas das mais variadas espécies, constando apenas a situação dos apartamentos onde os proprietários franquearam a entrada dos técnicos da Prefeitura. O laudo relata o seguinte: “Não foram evidenciados, visualmente, indícios determinantes que comprometeriam a integridade estrutural do prédio, mas sim a necessidade de manutenções corretivas, principalmente no que se diz respeito às instalações hidro sanitárias dos banheiros e cozinhas com a devida recomposição da impermeabilização desses ambientes, a fim de cessar as infiltrações nos apartamentos inferiores”.

Por se tratar de empreendimentos construídos por meio de um programa federal, com recursos da Caixa Federal, a Prefeitura não tem nenhuma autonomia de gestão nos dois residenciais, e muito menos competência para fazer qualquer intervenção de reparos ou melhorias dentro dos apartamentos. Mesmo assim, preocupada com a situação dos moradores, a Prefeitura comunicou a Caixa Federal sobre o fato e encaminhou o laudo técnico com todos os detalhes de cada problema encontrado nos apartamentos, solicitando providências para a resolução da questão. O ofício foi encaminhado ao Sr. Evandro Nobre Cruz, gerente regional da Caixa Federal.

A Prefeitura também enviou ofício aos síndicos dos dois residenciais, Geneci Santana da Silva (Arnaldo Mazon) e Alexandre Luiz Aureliano (Victório Corrocher), além de encaminhar o laudo completo de vistoria para ambos. O objetivo foi comunicá-los sobre a real situação, informando que a competência é apenas dos proprietários dos imóveis e também dos condomínios, para que promovam medidas judiciais para a regularização das pendências. A Câmara Municipal também foi comunicada sobre as ações da Prefeitura neste tema.