Publicado em: 27/07/2018 às 10:32
Guarda Civil Municipal reforça segurança e intensifica operações no Lago Municipal
Objetivo da ação que combate atos ilegais é restabelecer ordem pública e preservação do local, incentivando a presença de esportistas e famílias

Visando proporcionar maior segurança e tranquilidade ao cidadão – famílias, esportistas e turistas – além da preservação do patrimônio público, a Prefeitura de Araras tem reforçado, nas últimas semanas, o patrulhamento em todo o entorno do Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago Municipal), um dos principais e mais frequentados cartões postais do município.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, com ação desenvolvida pela GCM (Guarda Civil Municipal), desde a semana passada já foram detidas várias pessoas fazendo uso de drogas e também menores consumindo álcool. As abordagens têm como principal objetivo coibir atos ilegais, como depredação ao patrimônio público, consumo e tráfico de drogas, roubos, furtos, pesca ilegal, entre outras atividades criminosas, ressaltando que todas as intervenções dos guardas estão respaldadas pela legislação em vigor.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, numa parceria com as forças de segurança de Araras, já estão trabalhando para identificar os responsáveis pelo patrocínio e financiamento do tráfico de drogas na região.

A primeira etapa da ação da Guarda Civil no Lago Municipal aconteceu na quinta-feira (19) da semana passada, por volta das 19h, resultando na abordagem de dezenas de pessoas, além da apreensão de pequena quantidade de drogas. Na última sexta-feira (20), por volta das 21h, cerca de 80 pessoas foram abordadas, sendo duas delas detidas portando maconha e cocaína.

Em razão deste contínuo trabalho realizado pela Prefeitura de Araras, as famílias, esportistas e turistas que transitam pelo Lago Municipal podem ficar tranquilos. “Vamos continuar com as operações que iniciamos na semana passada, pois este espaço público passou a ser ocupado por pessoas mal intencionadas, que agem de forma ilegal num dos principais pontos da cidade. Portanto, não podemos permitir que atos assim continuem e estamos trabalhando para restabelecer ordem pública e preservação do Lago Municipal”, comentou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcos Buzolin Gonçalves.

População aprova as operações

“Essa ação tem mesmo que acontecer. Muitas famílias caminham por aqui, e nós notamos que muitas vezes tem algo de errado no local, então é importante que a polícia esteja sempre por aqui para nos proteger”, comentou a cuidadora de idosos, Sirlei Cristina Chinaglia.

“É uma ação muito boa. Porque além de coibir o uso indevido de drogas, o barulho diminui muito e tudo fica mais seguro por aqui”, disse a economista Fátima Assunção.

“Acho muito válido. A gente precisa disso. Nosso Lago muitas vezes fica abandonado, entregue aos usuários de drogas que muitas vezes nos assustam”, comentou o aposentado João Batista Rosa.

Clique aqui e veja o vídeo.