Publicado em: 19/06/2018 às 15:00
Copa do Mundo 2018: Confira o horário de funcionamento da Prefeitura nos dias de jogos do Brasil na 1ª fase
Serviços de saúde, segurança, coleta de lixo domiciliar e abastecimento de água não serão interrompidos no período dos jogos

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol nesta Copa do Mundo, o expediente das repartições públicas terá horários especiais. Para as duas partidas em dias úteis na 1ª fase da competição a Prefeitura publicou a Portaria nº 11.810.

No dia 22 (sexta-feira), 2º jogo do Brasil no Mundial, o atendimento ao público terá início a partir das 11h30, pois a partida contra a Costa Rica começa às 9h. Já no dia 27 (quarta-feira), data do confronto contra a Sérvia, o expediente municipal será encerrado às 14h30 – o jogo tem início às 15h. A estreia brasileira acontece no próximo domingo (17), contra a Suíça, a partir das 15h.

O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) comunica aos usuários que os horários dos ônibus também irão sofrer mudanças durante os jogos da Seleção. No dia 22, a última circulação será até às 9h com chegada no Terminal, com retorno das atividades após a partida. E no dia 27, no último jogo do Brasil na fase de grupos, a última volta com chegada ao Terminal será até às 15h.

Seguindo os horários especiais, a Secretaria Municipal de Educação estabelece que na sexta (22) não haverá aulas nas unidades escolares da rede municipal de ensino no período da manhã. Já na quarta (27), as aulas serão suspensas no período da tarde.

O horário especial foi publicado dia 12 de junho, no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Araras, disponível no sitewww.araras.sp.gov.br.

Serviços essenciais

Os serviços considerados essenciais, como Saúde e Segurança não serão interrompidos: as atividades de rondas da Guarda Municipal e o atendimento nos prontos-socorros do Hospital São Luiz e da UPA 24 Horas Elisa Sbrissa Franchozza funcionarão normalmente.

Além desses, o atendimento de emergência do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), também imprescindível, estará a disposição da população.

Prefeitura define também horários de trabalho dos servidores

No dia 22 de junho, os servidores municipais que cumprem oito horas diariamente ou que entram no período da manhã, deverão trabalhar a partir das 11h30, sem horário de almoço, saindo no horário padrão. Já no dia 27 de junho, os funcionários com oito horas diárias ou que entram no período da manhã trabalharão até às 14h30.

A Secretaria Municipal de Saúde informa o seguinte cronograma para seus servidores: no dia 22 (sexta-feira), os funcionários com expediente diário de oito horas ou que entram no período da manhã deverão se apresentar a partir das 11h30, sem intervalo para almoço, com saída no horário padrão de término de suas funções. Já os servidores que trabalham apenas no período da manhã, não irão cumprir a jornada de trabalho. O confronto desta sexta (22), contra a Costa Rica, será realizado a partir das 9h. No dia 27 (quarta-feira), os servidores de oito horas diárias ou que entram no período da manhã deverão se apresentar até às 14h30, respeitando o horário de almoço. Já os funcionários que iniciam a jornada de trabalho às 12h e 13h, deverão entrar no horário padrão, sair às 14h30, retornar às 17h30 e terminar a jornada, após esse horário. O pessoal que inicia o trabalho entre às 14h e 15h deverão entrar às 17h30 para cumprir o horário padrão. Já os servidores que trabalham apenas no período da tarde, não irão cumprir a jornada de trabalho. O Brasil fecha sua participação na fase de grupos do mundial contra a Sérvia, a partir das 15h do dia 27.

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação, no horário das partidas, deverão seguir as seguintes portarias: professores e alunos – portaria nº 11.813, publicada no dia 15 de junho – estabelece que no dia 22 não haverá aulas nas unidades escolares da rede municipal no período da manhã; e no dia 27, não haverá aulas no período da tarde. Mas a mesma portaria determina que, para fins de cumprimento dos dias letivos, haverá a readequação do calendário escolar durante o ano. Os demais funcionários da Educação – portaria nº 11.810, de 5 de junho – entrarão às 11h30, no dia 22; e no dia 27, o expediente será encerrado às 14h30.