Publicado em: 19/06/2018 às 12:23
Proerd realiza formatura de mais 410 alunos em Araras
Realizado pela PM em parceria com o Estado, Municípios e instituições de ensino, projeto é destinado a alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares

Mais 410 alunos de Araras receberam na última segunda-feira (18) certificado de conclusão do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência), realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Araras.

Participaram alunos da EMEF Adriano Ademir Lombi, EMEF Joel Job Fachini, EMEF Júlio Ridolfo, EMEF Thereza Colette Ometto, EMEIEF Ivan Inácio de Oliveira Zurita além das escolas estaduais Senador César Lacerda de Vergueiro, Vicente Casale Padovani e escolas particulares Colégio INSA e Colégio Objetivo.

O evento contou ainda com a presença de autoridades da área de segurança de Araras, além de secretários municipais. Durante a entrega do certificado de conclusão, os alunos prestaram juramento perante os pais, professores, autoridades e comunidade em geral de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.

O Proerd é realizado pela Polícia Militar desde 2000, em parceria com o Estado, municípios e instituições de ensino (escolas particulares), e é destinado a alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares.

Em Araras, o Proerd é desenvolvido pelo policial militar instrutor Jefferson Alex Batista da Costa (cabo PM Alex). Os instrutores são treinados e preparados para transmitir mensagem de valorização à vida, e sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência.

O programa tem duração de seis meses e os alunos recebem uma cartilha informativa com uma sequência de assuntos abordados em cada aula sobre drogas ilícitas e lícitas, como cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, crack, cocaína, inalantes, entre outros. No final do curso, eles desenvolvem uma redação com os conhecimentos adquiridos durante o Proerd.