Publicado em: 07/06/2018 às 16:48
Feira de Adoção de Cães e Gatos: Prefeitura realiza 4ª edição em prol dos animais
15 animais – sendo 12 cães e 3 gatos – estarão prontos para serem adotados; Ação beneficente acontecerá no próximo sábado (9), das 9h às 13h, na Praça Barão de Araras, no Centro

Eles não precisam de muita coisa. Para cada bichinho de rua, um lar, cuidados básicos e, claro, muito amor, são fatores suficientes para que possam viver bem. Visando isso, a Prefeitura de Araras dará início à 4ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, numa realização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente).

Entre os 81 animais do Canil Municipal – sendo 75 cães (45 machos e 30 fêmeas) e 6 felinos (4 fêmeas e 2 machos) – 15 estarão aptos à doação. A iniciativa, que tem ganhado força e engajamento dos ararenses a cada edição, será realizada ao lado do coreto da Praça Barão de Araras (Centro), no próximo sábado (9), das 9h às 13h.

O Canil Municipal, local onde os animais são provenientes, está localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº, região leste, e é aberto a todos, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Até agora, desde a 1ª edição da Feira, 37 animais que estavam no Canil foram adotados.

Para Marcela Gambarotto Teixeira, tecnóloga ambiental do DMA, a Feira de Adoção tem como objetivo central minimizar cada vez mais o abandono de animais. “Nosso papel é alertar e conscientizar a população acerca dessa problemática que afeta tantos cães e gatos de rua. Com isso, temos conseguido o entendimento e apoio das pessoas que, sensibilizadas com a situação dos bichinhos, os acolhem em seus lares”, comentou ela.

Como adotar?

No ato, os novos donos assinam um termo de responsabilidade e o DMA realiza trabalhos educacionais, esclarece dúvidas e orienta sobre guarda responsável e diversos outros assuntos relacionados ao mundo animal. Todos os animais adotados já vão para os novos lares castrados.

Para adotar basta levar um documento com foto, seja RG ou CNH, além do comprovante de residência. O DMA ressalta ainda que todos os animais estarão com microchip que permite registrar e identificar por meio de um número com dados do proprietário.

Projeto “Descarte Consciente”

Juntamente à Feira de Adoção de Cães e Gatos, acontece também o Descarte Consciente, projeto realizado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, no qual a população tem a oportunidade de descartar de maneira correta: lâmpadas, pilhas, baterias, filmes de raio-x, esponjas de lavar louça, eletroeletrônicos, entre outros itens que podem causar danos à natureza.

“Pudemos notar que, a cada edição, a procura e interesse das pessoas só têm aumentado. Elas estão sempre buscando por novas informações e trazendo os produtos para descarte”, comentou Marcela Gambarotto Teixeira, tecnóloga ambiental do DMA (Departamento de Meio Ambiente).

As empresas privadas e lojas que tiverem o lixo eletrônico em maior quantidade podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, que fica na Rua Cândida Lacerda, nº 231, Centro ou pelos telefones: 3547-8806/ 3547-8794, que será agendada uma data para o descarte correto.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Públicos); 3547-8806/ 3547-8794 (DMA) e 3544-4413 (Canil Municipal).

Clique aqui e veja o vídeo