Publicado em: 24/05/2018 às 13:56
Emef Antônia Marques Dahmen tem projeto selecionado para etapa estadual da 5ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
Iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com as questões socioambientais, locais e globais

A educação ambiental vem ganhando cada vez mais espaço nos sistemas de ensino e contando com o engajamento do público estudantil. Em Araras, a Emef Antônia Marques Dahmen foi selecionada para a etapa estadual da 5ª CNIJMA (Conferência Nacional de Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente), com o projeto de ação intitulado “A água que você desperdiça e não vê”.

O projeto tem como um de seus principais objetivos a ação dos estudantes para que exerçam o direito de participar da construção de um presente e de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, município, região, país e planeta.

O projeto selecionado fala sobre a necessidade de provocar a comunidade escolar a pensar mais amplamente sobre o assunto, da maneira que a água é desperdiçada de forma inconsciente e indireta por meio de hábitos e atividades diárias, além de fazer uma reflexão de que a economia de água vai bem mais além do que simplesmente fechar a torneira. Entre as ações previstas estão a confecção de cartazes de conscientização sobre o uso da água e consumo consciente.

Para a diretora da escola, Áurea Maria Barreto Sampaio, a união de alunos e professores neste projeto junto a questões ligadas a proteção e conscientização do meio ambiente fez com o que a escola fosse selecionada. “Diante de toda essa problemática que passamos em relação à natureza e o consumismo, ver os nossos alunos engajados em todas as atividades é realmente muito prazeroso. Estamos muito felizes em ver a nossa escola reconhecida na etapa Estadual”, comentou ela.

Para a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura, as escolas de Araras estão cada vez mais inferindo o trabalho a respeito da educação ambiental. “Trabalhar esse tema com os alunos é extremamente importante. Afinal, falar de meio ambiente é fazer agora pensando no futuro. Os funcionários desta unidade estão de parabéns pelo trabalho, que agora foi reconhecido entre tantos outros municípios”, salientou ela.

A 5ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional é o encontro das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distritais.

A ação é destinada a estudantes de escolas públicas e privadas, urbana e rurais da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural que estejam matriculados em uma turma do Ensino Fundamental - anos finais, que tenham entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional e que tenham participado do processo da Conferência e interesse pela causa socioambiental. A etapa acontece de 15 a 19 de julho em Brasília.

Clique aqui e veja a reportagem