Publicado em: 16/05/2018 às 16:01
Aplicativo Prefeitura de Araras agora também ajuda na busca por emprego na cidade
Ferramenta auxilia cidadão desempregado a procurar uma oportunidade de emprego e notifica quando há cargo disponível pelo PAT

Moradores de Araras que desejam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho podem utilizar o aplicativo “Prefeitura de Araras” para facilitar a busca por uma nova oportunidade de emprego. Na manhã desta quarta-feira (16), a Administração Municipal disponibilizou uma aba dentro do app sobre o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Araras, que notifica a população sobre as novas oportunidades de trabalho existentes na cidade.

O Aplicativo “Prefeitura de Araras”, além de alertar sobre vagas, possibilita que qualquer pessoa que tenha um dispositivo móvel com a plataforma Android a pesquisar as oportunidades com descrição geral de todas as funções. O acesso também pode ser feito pelo computador. O recurso tecnológico foi desenvolvido e lançado em fevereiro deste ano pelo DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), que pertence à Secretaria Municipal de Administração do Governo Municipal.

A tela inicial apresenta as ferramentas que o aplicativo contém: Ocorrências, Fale Conosco, Notícias, Telefones Úteis Eventos, Transporte Público e, agora, Vagas do PAT.

Nas sedes do Posto, que fica no Centro de Atendimento ao Munícipe Antônio Casadei, na Avenida Zurita, no Belvedere, e no Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertolini, na Avenida Irineu Carroci, José Ometto II, funcionários explicam a funcionalidade da ferramenta, além de orientar a população que chega para cadastrar o currículo.

Para o diretor do PAT, Fabiano Archangelo, essa novidade vem de encontro com a necessidade do cidadão que vive cada dia mais conectado com o mundo virtual, e essa parceria com o DTI de colocar a tecnologia aliada dos ararenses é de extrema importância.

“Ações como essa facilitam na hora de buscar emprego. Com a notificação, não há mais necessidade do cidadão vir até o PAT e nem de entrar no site para conferir as vagas. Elas chegarão sempre que a oportunidade surgir; basta colocar a opção ‘notificação’”, comentou ele.

O Aplicativo é gratuito e pode ser baixado no ‘Play Store’ a partir de celulares ou tabletes com acesso à internet. A ferramenta de fácil usabilidade já conta com 1.400 usuários que fizeram o download em seus aparelhos para diversos usos, afinal, ele opera nos moldes dos serviços realizados pelo 156 – Ouvidoria – mas com alguns diferenciais. Entre eles o fato de se tratar de um canal direto – em que os internautas podem acessar com o número do protocolo todas as reclamações e acompanhar o andamento do processo até a solução, aumentando a possibilidade de contato do Governo Municipal com os ararenses.