Publicado em: 16/05/2018 às 12:20
Araras tem a 2ª melhor iluminação pública do aglomerado de Piracicaba
Serviço obteve 762 pontos na pesquisa do Indsat (Índice de Satisfação dos Serviços Públicos), no 1º trimestre de 2018; das 400 pessoas ouvidas, 83% aprovaram os trabalhos realizados

Em pesquisa realizada pelo Indsat (Índice de Satisfação dos Serviços Públicos), durante o 1º trimestre de 2018, Araras conquistou o 2º melhor serviço de iluminação pública do aglomerado de Piracicaba.

Com Alto Grau de Satisfação, o município somou 762 pontos. Das 400 pessoas ouvidas, 83% aprovaram os trabalhos realizados. Na primeira colocação da pesquisa ficou a cidade de São Pedro, com 766 pontos; fechou o “pódio” Iracemápolis, com 740. No total, 12 munícipios participaram da pesquisa, com 4.800 entrevistas.

Em Araras, o serviço de iluminação pública era de responsabilidade da empresa Ilumitec Construtora LTDA (2016 – 1º trimestre de 2018), com a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Com o fim do contrato da Ilumitec, a cidade conta agora com a prestação de serviços da Tecnolumen Iluminação Urbana LTDA. Apesar de estar previsto em lei federal, a Prefeitura de Araras não repassa aos seus munícipes qualquer tipo de taxa pela manutenção da iluminação pública.

“O nosso êxito se deu pelo planejamento da empresa que era responsável pelo serviço de iluminação pública, que possuía um caráter preventivo, por meio de fiscalizações e vistorias frequentes aos pontos nos quais os trabalhos eram realizados. Com isso, não dava tempo do munícipe reclamar ou questionar os problemas. Além do sucesso da empresa, outro fato são as ferramentas de atendimento que a Prefeitura disponibiliza à população, como o setor de Ouvidoria (156), que recebe aproximadamente 80% das demandas, o aplicativo entre outras”, explicou o diretor de coordenadoria da Secretaria de Obras, Fábio Lousan.

Entendendo o Indsat

O Indsat realiza pesquisa de satisfação de diversos tipos de prestação de serviços públicos. O site do instituto é:www.indsat.com.br. De acordo com o instituto, a classificação dos graus de satisfação de uma população, em relação a um serviço, segundo a empresa é alcançada da seguinte forma:

- Indsat abaixo de 350 pontos = baixíssimo grau de satisfação

- Indsat entre 350 e 499 pontos = baixo grau de satisfação