Publicado em: 11/05/2018 às 11:57
Prefeito Pedrinho Eliseu intervém para agilizar o tratamento de pacientes à espera de radioterapia
Reunião em Piracicaba definiu o encaminhamento dos pacientes de Araras ao Hospital dos Plantadores de Cana daquela cidade, já a partir da próxima semana

O prefeito de Araras Pedrinho Eliseu, acompanhado do deputado estadual Aldo Demarchi, esteve na tarde desta quinta-feira (10), na cidade de Piracicaba, em reunião com o secretário municipal de Saúde daquela cidade, Dr. Pedro Antonio de Mello, para solicitar que seja solucionada a fila dos pacientes de Araras à espera de radioterapia.

Os pacientes de Araras que necessitam da radioterapia sempre foram encaminhados para unidades hospitalares da região, com regulação e agendamentos feitos pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Piracicaba e pela Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade. Os procedimentos são pagos com verba do SUS (Sistema Único de Saúde), do governo federal.

No encontro, o prefeito ouviu como resposta o compromisso de que todos os mais de 40 pacientes de Araras serão encaminhados para o Hospital dos Plantadores de Cana daquela cidade, zerando a fila em Araras, a partir da próxima semana. A reunião contou com a presença, também, da coordenadora do Serviço de Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde de Piracicaba, Elisa Usberti.

Ao final da reunião, o prefeito Pedrinho Eliseu propôs providências para cobrar do governo federal que o SUS aumente os valores dos repasses, a fim de que sejam em número suficiente para atender a demanda desse tipo de tratamento. Ficou decidida, então, futura reunião entre todos os municípios envolvidos, para articulação conjunta junto ao Ministério de Saúde.

“Fiquei feliz pelo resultado obtido até agora. Recebi em meu gabinete as ararenses que representam a ALARA (Associação Laço Rosa de Araras), entidade de apoio para as pessoas vítimas de tão grave doença. Com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do nosso secretário Luís Emílio Salomé, que de pronto levantaram as informações, encaminhamos esse assunto à solução. Agora, é continuar o trabalho para resolver a questão na base, para que não haja mais demora superior ao prazo da lei, que é de sessenta dias”, comentou o prefeito.