Publicado em: 20/04/2018 às 14:22
Campanha contra a gripe: ordem de vacinação é divulgada
Imunizações têm inicio na próxima segunda (23) na Praça Barão de Araras e nas salas de vacina do município, até o dia 1º de junho

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na última quinta-feira (19) a ordem de vacinação do público-alvo da Campanha Nacional contra a Influenza (gripe), que começa na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. As imunizações serão realizadas na Praça Barão de Araras (somente para idosos) e nas salas de vacina do município (demais grupos prioritários).

O público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, foi dividido da seguinte forma: a partir do dia 23 de abril – profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais de idade; a partir do dia 2 de maio – crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); e a partir do dia 9 de maio – comorbidades (pessoas com doenças crônicas ou com outras de categoria de risco), professores e pessoas privadas de liberdade. O Dia D da Campanha acontece no dia 12 de maio.

“Pedimos aos familiares de pessoas acamadas que entrem em contato conosco, na vigilância epidemiológica, para que a nossa equipe agende uma visita a residência destes pacientes para imunizá-los”, explicou a enfermeira do departamento, Tavane Anselmo Malaguesse.

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, H3N2 e o tipo B. Após a aplicação, a imunização demora 15 dias para fazer efeito. Em 2017, Araras atingiu a meta de vacinações, com 90,85% do público-alvo imunizado. Ao todo, 23.859 pessoas foram vacinadas no município.

Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522 (Ramais 219 e 226).

CALENDÁRIO DA CAMPANHA

• A partir do dia 23 de abril

Pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas

• A partir do dia 2 de maio

Crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto)

• A partir do dia 9 de maio

Pessoas com doenças crônicas ou com outras de categoria de risco, professores e pessoas privadas de liberdade.

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM ARARAS

Praça Barão de Araras (somente para idosos)

Demais grupos:

PSF Madre Carla Rabolin – Jardim Alvorada

PSF Edmundo Ulson – Parque Tiradentes

UBS Ênio Vitalli – Jardim Piratininga

UBS Oswaldo Salvador Devitte – Narciso Gomes

UBS Antonio Carlos Fabrício – José Ometto 1

Centro de Saúde 2 (ao lado do Corpo de Bombeiros)

DICAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFLUENZA (GRIPE)

- Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer

- Usar lenço descartável para higiene nasal

- Cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir

- Evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca

- Higienizar as mãos após espirrar e tossir

- Não compartilhar de uso pessoal, como talheres, copos, garrafas, entre outros.

- Manter os ambientes bem ventilados

- Evitar contato próximo de pessoas que apresentem sintomas de gripe

- Evitar aglomerações e ambientes fechados

- Adotar hábitos saudáveis. Alimentação balanceada e ingestão de líquidos