Publicado em: 19/04/2018 às 11:27
Escolas municipais começam a receber sacolas coletoras do Projeto Ecobags - Coleta Seletiva do Bem
Finalidade é contribuir com o meio ambiente por meio de coleta seletiva estimulando ações de reciclagem e destinação correta do lixo

Estimular os alunos da rede municipal de ensino para o descarte correto dos resíduos e coleta seletiva. Este é o objetivo da Prefeitura de Araras por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o DMA (Departamento de Meio Ambiente) da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social que começaram na tarde desta quarta-feira (18) a instalação de Ecobags nas unidades de ensino com o Projeto Ecobags - Coleta Seletiva do Bem.

As escolas que receberão as instalações das sacolas coletoras especiais são: Emef Adriano Ademir Lombi – Jardim das Nações 2; Emef Hercílio Bertolini – José Ometto 1; Emef João Poletti – José Ometto 3; Emeief Ignácio Zurita Neto – Jardim São João; e o Polo São Francisco de Ensino Integral – Parque das Árvores.

A finalidade da ação é contribuir com o meio ambiente por meio da coleta seletiva dentro das unidades escolares, que contarão com a colaboração da equipe da Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, que cederá duas Ecobags por unidade escolar participante do projeto e farão a retirada dos materiais semanalmente ou sempre que necessário, fazendo um levantamento para acompanhamento das unidades escolares e demais setores envolvidos com a proposta de trabalho do Projeto.

Durante o ano serão realizadas ações como formações e oficinas com toda a comunidade escolar entre alunos, professores, equipe gestora, pais e funcionários, contemplando a temática, articuladas em conjunto com a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foi feito um estudo e uma pesquisa para definir quais unidades escolares tinham interesse em participar do projeto. A ideia é expandir em todas as unidades da rede municipal e também nas particulares.

“A ideia é que todos os prédios públicos participem deste projeto. A quantidade de lixo que Araras gera diariamente é de aproximadamente 100 toneladas por dia, considerada uma quantidade alta. Queremos, ao menos, reciclar um pouco, fazendo a nossa parte para no futuro colhermos os frutos do que está sendo plantado”, comentou o secretário municipal de Serviços Públicos, Carlos Cerri Junior.

Reunião com gestores

No início do mês de abril, em reunião na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, estiveram Roanita Franco Bergamin – secretária municipal de Ação e Inclusão Social; Luiz Pitelli - diretor do departamento de Meio Ambiente; Karina Pedro – representando a Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais; Deolinda Fonseca dos Santos – presidente da Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa; Priscila Carvalho, Renato Nicoletto e Ana Carolina Andreatto – representando a Secretaria Municipal de Educação; além de supervisores de ensino, gestores e docentes das unidades escolares que estão recebendo o Projeto Ecobags - Coleta Seletiva do Bem.

No encontro foi realizada uma mesa redonda, ocasião em que os expositores fizeram a explanação acerca da temática e depois foi aberta para uma discussão. Os temas apresentados foram um breve histórico dos danos causados pela humanidade ao meio ambiente (o poder destrutivo do homem); a origem e evolução da consciência ambiental; a importância do trabalho do professor para o sucesso do trabalho a ser desenvolvido.

Além de outros temas como lixo urbano; aterro sanitário; importância da reciclagem; o que é o cooperativismo - histórico da cooperativa em Araras e a atuação da Cooperativa na cidade.