Publicado em: 11/04/2018 às 11:46
Circuito Sesc oferece atrações artísticas variadas na Praça Barão, no dia 22 de abril
Praça Barão irá disponibilizar espaços com atividades de literatura, cinema, artes visuais, dança, circo, teatro e música; evento é gratuito, voltado para todas as idades

Atrações culturais gratuitas e de qualidade acontecem no dia 22 de abril em Araras, com a realização do Circuito Sesc de Artes. O evento é a partir das 16h e vai até às 21h, na Praça Barão de Araras, com atividades gratuitas de diferentes linguagens artísticas, que vão desde música, teatro e literatura.

O Circuito Sesc de Artes é uma realização do Sesc SP, com apoio da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

Um dos destaques da programação no quesito literatura, a Cia. Circo de Trampo (SP) se apresenta com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

No Cinema será exibida uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

No quesito Artes Visuais, o Dr. Gepetostein e os Brinquedos Mutantes Coletivo Unsquepensa Arte (SP) é Inspirado pelo bondoso criador do boneco Pinóquio e pelo doutor Victor Frankenstein. O grupo paulista promove uma oficina para reaproveitar, modificar e resinificar brinquedos usados, velhos e quebrados. Com a troca de partes de bonecas e bonecos, carrinhos e outros objetos, os participantes usam a criatividade para dar vida a novos seres do universo da brincadeira.

Na modalidade Dança terá a apresentação do Duelo - Os Clássicos do Passinho (RJ), que vem das comunidades e dos bailes funk com a batalha de passinhos, seguindo as batidas dos DJs e as palavras de ordem dos MCs. Os dançarinos criam e repetem movimentos cada vez mais elaborados, incorporando elementos do break, frevo, capoeira e até mesmo do kuduro e do contorcionismo. O Duelo será disputado por Celly Idd, Thamires Cândida, Sidy e André Db, com participação do DJ Seduty Hadassa.

No Circo, quem se apresenta é Os Perdidos do Solas de Vento (SP), com dois personagens saindo em viagem apenas com uma escada e um atlas. Entre brincadeiras e confusões, eles usam a imaginação para transformar a escada em barco, caverna e montanha. Os artistas Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues utilizam elementos de acrobacia e de dança para criar um espetáculo cômico e poético, que nasceu de um exercício no projeto Cubo de Ensaio, da Mostra Sesc de Artes e Circulações.

No Teatro, a programação tem A Condessa e o Bandoleiro, do Barracão Cultural (SP). Entediada com a nobreza, uma condessa sonha com uma vida de aventuras, enquanto um bandoleiro vive todos os dias no limite do perigo. Essas duas histórias se encontram nesta peça do grupo paulista, eleita o melhor espetáculo jovem de 2015 pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Os atores também são responsáveis pela música, com sonoridade de ritmos bem brasileiros.

E fechando a programação, a parte musical fica por conta de Fernando Ferrer (SP). O cantor cubano de carreira internacional já se apresentou ao lado de integrantes dos projetos Buena Vista Social Club e Afro Cuban All Star, radicado em São Paulo. Ferrer e sua banda fazem um show com ritmos de toda a América Latina, como bolero, guajira, cumbia, merengue e salsa.

Este ano o evento itinerante passará por mais 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, com todas as atividades gratuitas e livres para todos os públicos.

Programação Circuito Sesc de Artes 2018

22 de abril (domingo) – Praça Barão de Araras – A partir das 16h

Literatura

Palavra + Imagem - Cia. Circo de Trapo (SP)