Publicado em: 06/04/2018 às 13:13
Secretaria de Saúde realiza rodas de conversa sobre conscientização do Autismo
Ações são em alusão ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo; programação em Araras conta ainda com ações organizadas pelo Gama

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante todo o mês de abril em salas de espera das unidades de saúde do município, rodas de conversa sobre o Autismo, com o objetivo de quebrar paradigmas e preconceitos.

Ações de conscientização e atividades educativas organizadas pelo Gama (Grupo de Amigos dos Autistas de Araras) também marcam o mês azul. No próximo domingo (8) acontece a Caminhada do Autismo, com saída às 9h do Parque Municipal Fábio da Silva Prado - Lago, terminando no Obelisco da Praça Barão de Araras.

Dia (9), segunda-feira, às 19h, será realizada no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita uma palestra com Ana Brito, Alexsander Salles e Nícolas Brito Sales para familiares e profissionais da área.

Dia 15 de abril, num domingo, às 15h, será realizado o tradicional Piquenique, que este ano acontece no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegguer Ometto, a partir das 9h.

Finalizando a programação, no dia 28 de abril, às 9h, terá visita na Fazendinha, onde os pais levarão seus filhos para visitar a Fazenda Três Porquinhos, proporcionando um contato com os animais e a cultura caipira. Neste dia, cada pai deverá levar o lanche para seu filho, pois as atividades acontecerão até às 12h. O ponto de encontro será em frente ao Violinha Lanches, próximo FHO Uniararas, às 8h.

Sobre o Autismo

Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo possuem alguma forma de autismo. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que no Brasil estima-se 2 milhões de indivíduos.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) aponta que o autismo atinge ambos os sexos, todas as etnias. Porém, o número de ocorrências é maior entre o sexo masculino (aproximadamente de 4,5 vezes). Esse transtorno ainda não possui cura, e suas causas ainda são incertas, mas existem tratamentos que possibilitam uma qualidade de vida melhor e um processo de inserção social.

Quanto antes o Autismo for diagnosticado, mais rápido serão as medidas de tratamento para a pessoa e seus familiares, possibilitando uma melhor qualidade de vida. Ainda hoje o preconceito é o maior complicador para as pessoas com Autismo e suas famílias.

O Autismo, não é uma doença contagiosa. O Autista pode participar de todas as situações sociais que lhe forem permitidas de acordo com suas alterações.

Programação do Mês de Conscientização do Autismo

Rodas de conversa

Durante todo o mês nas unidades de saúde do município

Caminhada do Autismo